POTENCIAL EFEITO ANTIOXIDANTE E ANTIPROLIFERATIVO DO EXTRATO AQUOSO DE Carya illinoinensis SOBRE CÉLULAS TUMORAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.91-94Palavras-chave:
Carya illinoinensis, compostos fenólicos, ácido gálico, efeito antiproliferativo.Resumo
A oncogênese é um processo fisiopatológico decorrente de um crescimento celular anormal sem que haja ativação de mecanismos que promovam a inibição da proliferação celular. Sendo assim, o tratamento na maioria dos casos é baseado na combinação de diferentes técnicas, como por exemplo, cirurgias, radioterapia e quimioterapia. No entanto, os tratamentos por radioterapia e quimioterapia, podem gerar a produção de espécies reativas de oxigênio, consequentemente o estresse oxidativo. Este estresse oxidativo seria responsável por interferir em muitas funções celulares importantes, principalmente nos locais onde os agentes antineoplásicos exercem sua toxicidade, como na progressão do ciclo celular e apoptose induzida pelos fármacos. Para suprimir o estresse oxidativo, pode-se recomendar a utilização de co-adjuvantes no tratamento, como os chás, dentre eles o da casca de noz pecã, Carya illinoinensis. A utilização deste chá pela crença popular, parece possuir um importante efeito adjuvante no tratamento e prevenção de doenças, como o câncer de colorretal. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura nas bases de dados BVS, SciELO e Google Acadêmico. Foram separados 94 artigos e selecionados 21. Os demais artigos foram excluídos por não abordarem a temática pretendida. A Carya illinoinensis apresenta-se como uma fonte natural de antioxidantes, dentre eles, os compostos fenólicos e o ácido gálico. Estes compostos estariam demonstrando em estudos in vitro, atividade antiproliferativa através de sua ação citotóxica seletiva, afetando principalmente as células tumorais. No entanto, muitas propriedades biológicas e farmacológicas de sua composição, necessitam ser melhor elucidadas, no sentido de compreender os mecanismos de ações envolvidos e assim, confirmar as suas possíveis ações terapêuticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).