AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM LANCHERIAS LOCALIZADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.121-131Palavras-chave:
higiene dos alimentos, serviços de alimentação, análise de alimentos.Resumo
Introdução: Os estudantes universitários passam maior parte do seu tempo na universidade e utilizam as lancherias como as principais fornecedoras dos alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de microrganismos em diferentes superfícies em serviços de alimentação de uma Instituição de Ensino Superior, bem como as Boas Práticas (BP). Métodos: Foram analisados seis pontos em cada local. A pesquisa incluiu a análise de coliformes totais e termotolerantes, contagem total de bactérias mesófilas aeróbias (CTBMA), bolores e leveduras, Salmonella spp., Staphylococcus coagulase positiva e Bacillus cereus (BL). A investigação de conformidade dos itens foi avaliada por meio da verificação (checklist) de BP em serviços de alimentação. Resultados e Discussão: Dentre os pontos analisados, a bancada de produção de alimentos apresentou maiores índices de contaminação nos dois estabelecimentos, com presença de BL, na Lancheria A, e CTBMA, BL e coliformes totais na Lancheria B. Em relação ao checklist, os resultados de conformidade gerais foram de 91,15% e 92,30% para as lancherias A e B, respectivamente. Conclusão: Embora os estabelecimentos tenham apresentados níveis satisfatórios em relação as conformidades, a contaminação encontrada em alguns pontos analisados reforça a necessidade de atitudes acerca das condições higiênico-sanitárias do ambiente para garantir a segurança dos alimentos produzidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.