AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM LANCHERIAS LOCALIZADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.121-131Palavras-chave:
higiene dos alimentos, serviços de alimentação, análise de alimentos.Resumo
Introdução: Os estudantes universitários passam maior parte do seu tempo na universidade e utilizam as lancherias como as principais fornecedoras dos alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de microrganismos em diferentes superfícies em serviços de alimentação de uma Instituição de Ensino Superior, bem como as Boas Práticas (BP). Métodos: Foram analisados seis pontos em cada local. A pesquisa incluiu a análise de coliformes totais e termotolerantes, contagem total de bactérias mesófilas aeróbias (CTBMA), bolores e leveduras, Salmonella spp., Staphylococcus coagulase positiva e Bacillus cereus (BL). A investigação de conformidade dos itens foi avaliada por meio da verificação (checklist) de BP em serviços de alimentação. Resultados e Discussão: Dentre os pontos analisados, a bancada de produção de alimentos apresentou maiores índices de contaminação nos dois estabelecimentos, com presença de BL, na Lancheria A, e CTBMA, BL e coliformes totais na Lancheria B. Em relação ao checklist, os resultados de conformidade gerais foram de 91,15% e 92,30% para as lancherias A e B, respectivamente. Conclusão: Embora os estabelecimentos tenham apresentados níveis satisfatórios em relação as conformidades, a contaminação encontrada em alguns pontos analisados reforça a necessidade de atitudes acerca das condições higiênico-sanitárias do ambiente para garantir a segurança dos alimentos produzidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).