AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM LANCHERIAS LOCALIZADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.121-131

Palavras-chave:

higiene dos alimentos, serviços de alimentação, análise de alimentos.

Resumo

Introdução: Os estudantes universitários passam maior parte do seu tempo na universidade e utilizam as lancherias como as principais fornecedoras dos alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de microrganismos em diferentes superfícies em serviços de alimentação de uma Instituição de Ensino Superior, bem como as Boas Práticas (BP). Métodos: Foram analisados seis pontos em cada local. A pesquisa incluiu a análise de coliformes totais e termotolerantes, contagem total de bactérias mesófilas aeróbias (CTBMA), bolores e leveduras, Salmonella spp., Staphylococcus coagulase positiva e Bacillus cereus (BL). A investigação de conformidade dos itens foi avaliada por meio da verificação (checklist) de BP em serviços de alimentação. Resultados e Discussão: Dentre os pontos analisados, a bancada de produção de alimentos apresentou maiores índices de contaminação nos dois estabelecimentos, com presença de BL, na Lancheria A, e CTBMA, BL e coliformes totais na Lancheria B. Em relação ao checklist, os resultados de conformidade gerais foram de 91,15% e 92,30% para as lancherias A e B, respectivamente. Conclusão: Embora os estabelecimentos tenham apresentados níveis satisfatórios em relação as conformidades, a contaminação encontrada em alguns pontos analisados reforça a necessidade de atitudes acerca das condições higiênico-sanitárias do ambiente para garantir a segurança dos alimentos produzidos. 

Biografia do Autor

Roberta Weber da Silva, Centro Universitário Univates

Farmacêutica. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Daniéli Gerhardt, Centro Universitário Univates.

Farmacêutica, Dra. professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Centro Universitário Univates.

Fabíola Dresch, Centro Universitário Univates.

Biomédica. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Cynthia de Freitas Birkheuer, Centro universitário Univates.

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde- Centro universitário Univates.

Mônica Jachetti Maciel, Centro Universitário Univates.

Bióloga. Dra. Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Abientais Sustentáveis (PPGSAS), Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

da Silva, R. W., Gerhardt, D., Dresch, F., Birkheuer, C. de F., & Maciel, M. J. (2017). AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM LANCHERIAS LOCALIZADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Contexto & Saúde, 17(33), 121–131. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.121-131

Edição

Seção

Ciências Básicas & Saúde