ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM A CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores

  • Ana Cláudia Seus Falke Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Vera Lucia Freitag Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.9-14

Palavras-chave:

Cuidado da Criança, Hospitalização, Cuidado de Enfermagem, Família.

Resumo

Introdução: A hospitalização infantil pode desenvolver na criança e família, sentimentos confusos e dicotômicos como, por exemplo, morte e cura, tristeza e alegria, medo e confiança, tornando assim o hospital um ambiente de experiências dolorosas e de grande importância para toda a vida, por isso a importância dos profissionais de enfermagem desenvolver estratégias que minimizem estes sentimentos. Objetivo: Conhecer as estratégias utilizadas pelos profissionais da enfermagem para abordar a criança hospitalizada. Método: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizada no período entre junho a dezembro de 2015, na pediatria de um Hospital Escola do sul do Rio Grande do Sul/Brasil, com oito profissionais da equipe de enfermagem, sendo três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.  O estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, aprovado sob o número: 1.195.440, em 24/08/2015. Resultados: Pode-se observar que a equipe de enfermagem utiliza o ato de brincar, bem como o diálogo a fim de abordar a criança no ambiente hospitalar, a fim de criar vínculo e minimizar o trauma que pode causar uma internação hospitalar. Conclusões: Torna-se fundamental que a equipe de enfermagem, lance mão ao uso de estratégias, como o brinquedo, o diálogo, no intuito de diminuir o impacto de uma internação hospitalar para as crianças, favorecendo um cuidado humanizado não só para a criança, mas também a família. 

Biografia do Autor

Ana Cláudia Seus Falke, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Especialista em Auditoria em Serviço de Enfermagem. Enfermeira.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Enfermagem. Enfermeira.

Vera Lucia Freitag, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Pública em Saúde. Bolsista pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Enfermeira.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Falke, A. C. S., Milbrath, V. M., & Freitag, V. L. (2018). ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM A CRIANÇA HOSPITALIZADA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(34), 9–14. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.9-14

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática