ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE UM CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO HOSPITALAR: IDENTIFICAÇÃO E RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS

Autores

  • Bruna Simch Biomédica. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade do Vale do Taquari- Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Fabíola Dresch Biomédica. Pós Graduanda em Microbiologia. Unyleya. Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Mônica Jachetti Maciel Universidade do Vale do Taquari- Univates

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.95-103

Palavras-chave:

Bactérias. Esterilização. Infecção hospitalar. Resistência microbiana.

Resumo

Devido a influência da contaminação de superfícies hospitalares na disseminação de microrganismos patogênicos no ambiente hospitalar, este estudo objetivou identificar a microbiota presente em superfícies hospitalares de um Centro de Material Esterilizado (CME) antes e depois da higienização, e avaliar a suscetibilidade das bactérias encontradas frente a antibióticos usados em tratamentos para infecções. As amostras foram coletadas em diferentes superfícies de um CME antes e após a higienização. Os microrganismos foram identificados e após o isolamento, foi realizado o teste de sensibilidade aos antimicrobianos pelo método de disco-difusão conforme padronização do Clinical Laboratory Standards Institute (CLSI).  No total de 10 superfícies analisadas em cada momento, foram encontradas 10 cepas antes da higienização e 8 após (n=18). Acinetobacter baumannii foi o microrganismo mais frequente, representando 50% das cepas encontradas; seguido de Yersinia pseudotuberculosis 11,1% e Staphylococcus coagulase negativa (SCN) 11,1%. O teste de susceptibilidade a antimicrobianos foi realizado com as 18 cepas e todas apresentaram resistência a, no mínimo, um antibiótico. Diante dos resultados, concluiu-se que A. baumannii foi o patógeno encontrado com mais frequência, antes e depois da higienização. E os microrganismos que mais apresentaram resistência foram as cepas de A. baumannii, Proteus penneri e SCN, apresentando resistência a quatro antibióticos.

Biografia do Autor

Bruna Simch, Biomédica. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade do Vale do Taquari- Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, doUniversidade do Vale do Taquari- Univates,, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabíola Dresch, Biomédica. Pós Graduanda em Microbiologia. Unyleya. Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Biomédica. Pós Graduanda em Microbiologia. Unyleya. Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mônica Jachetti Maciel, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Sistemas Abientais Sustentáveis (PPGSAS), Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Simch, B., Dresch, F., & Maciel, M. J. (2018). ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE UM CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO HOSPITALAR: IDENTIFICAÇÃO E RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS. Revista Contexto & Saúde, 18(35), 95–103. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.95-103

Edição

Seção

Ciências Básicas & Saúde