OFICINAS TERAPÊUTICAS COM MÚSICA, EM SAÚDE MENTAL

Autores

  • Elisiane Damasceno Marques Nascimento UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Vivian Lemes Lobo Bittencourt Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Carolina Renz Pretto UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cátia Cristiane Matte Dezordi UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Sabrina Azevedo Wagner Benetti UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.15-19

Palavras-chave:

serviços de saúde mental, enfermagem, música.

Resumo

Objetivo: Discutir sobre a utilização de oficinas terapêuticas com o uso de música para indivíduos em sofrimento psíquico em um Centro de Atenção Psicossocial. Método: Relato de experiência realizado por uma enfermeira e uma psicóloga em um Centro de Atenção Psicossocial com 40 usuários, que participam das oficinas de música juntamente com as profissionais responsáveis. Resultados: O uso da música para fins terapêuticos mostrou-se efetivo. Ocorreram manifestações dos usuários referentes à sensação de bem-estar, raciocínio, expressão corporal, integração com os demais participantes e melhora do vínculo com a equipe técnica. Discussão: Redefinir o objeto de trabalho implica repensar os meios de intervenção, e adotar tecnologias que respondam ao projeto proposto e que possibilitem momentos de intersecção de sujeitos. Essas ações certamente contribuem no sentido de potencializar a interação entre usuário e trabalhador, saberes e representações, de maneira democrática e respeitosa. A música exerce influência psicológica sobre o comportamento do indivíduo. Ela possui a capacidade de reconstruir identidades, integrar pessoas por meio de seu poder de inserção social e redução da ansiedade, melhorar a autoestima, além de funcionar como importante meio de comunicação. Conclusões: A experiência vivenciada promoveu a amplitude do conhecimento acerca das ações e promoção da qualidade de vida dos usuários e do incentivo da capacitação de profissionais técnicos para aperfeiçoar na prática clínica do processo de reabilitação psíquica dos usuários assistidos.

Biografia do Autor

Elisiane Damasceno Marques Nascimento, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Saúde Mental.

Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde. Docente no curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo. 

Carolina Renz Pretto, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde.

Cátia Cristiane Matte Dezordi, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Mestre em Atenção Integral à Saúde. Docente no curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

Sabrina Azevedo Wagner Benetti, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Enfermeira, Mestre em Atenção Integral à Saúde - Unijuí/Unicruz. Especialista em Gestão e Saúde no Sistema Prisional - UFMG e Gestão em Saúde: Práticas Coletivas - URI.

Eniva Miladi Fernandes Stumm, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Fedral de São Paulo ­ UNIFESP. Docente na  Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ­- UNIJUI.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Nascimento, E. D. M., Bittencourt, V. L. L., Pretto, C. R., Dezordi, C. C. M., Benetti, S. A. W., & Stumm, E. M. F. (2018). OFICINAS TERAPÊUTICAS COM MÚSICA, EM SAÚDE MENTAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(34), 15–19. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.15-19

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática