DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS ANTIENVELHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.107-113Palavras-chave:
FarmáciaResumo
A pele é o maior órgão do corpo humano e encontra-se em contato direto com fatores ambientais, devendo, desta forma, ser continuamente protegida. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de emulsões antienvelhecimento contendo óleo de romã e vitamina E e determinação da estabilidade destas formulações. Foram preparadas três formulações: formulação 1: contendo 3% de óleo de romã; formulação 2: 2% de vitamina E; formulação 3: 3% óleo de romã e 2% vitamina E. Durante noventa dias as amostras foram submetidas a diferentes condições de temperatura (baixa, ambiente e alta) e foram analisados os seguintes parâmetros: características organolépticas, pH e viscosidade. Observou-se que a amostra que continha apenas vitamina E permaneceu estável a todos os testes realizados no período de noventa dias. Em todas as amostras mantidas em temperatura ambiente não houve reduções na viscosidade. As demais formulações apresentaram pequenas alterações em relação as características organolépticas. Conclui-se que a formulação contendo apenas vitamina E demonstrou maior estabilidade em relação às demais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).