ENFERMEIRO DE BORDO A ASSISTÊNCIA EM OBSTETRÍCIA NO TRANSPORTE AEROMÉDICO: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.104-110Palavras-chave:
Transporte Aéreo de Pacientes, Enfermagem de bordo, Processo gravídicoResumo
A presente revisão objetivou-se, identificar as principais atribuições do profissional enfermeiro de bordo durante o transporte aéromédico e sua dinâmica assistencial no processo gravidico em remoção. A matriz metodológica, tratou-se de um estudo descritivo exploratório qualitativa através de uma revisão narrativa de literatura, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BIREME, BVS, publicados entre os anos de 2013 ao primeiro semestre de 2018, o recorte temporal justifica-se pela escassez de literatura na dimensões proposta desta temática, dessa forma, na última fase de seleção, realizada a leitura integral de todos os manuscritos, e amostra final constituída por 16 textos científicos. Os principais resultados evidenciados apontam eixos da temática analisada, o papel do enfermeiro de bordo no atendimento pré-hospitalar durante o transporte aeromédico, avaliação as condições do paciente em processo gravídico, com eximia assistência por meio de protocolos, além de habilidade e capacitação necessária para a remoção e intercorrências em voo. Portanto transporte aeromédico é uma atividade em desenvolvimento no Brasil, e sua temática deve ser aprofundada para o seu conhecimento especifico, corroborando a rápidas intervenções no processo de remoção de paciente e estado crítico de emergência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).