EMPREGO DE ÓLEOS ESSENCIAIS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE REPELENTES DE INSETOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.178-182Palavras-chave:
Repelentes, Cosméticos, Óleos Essenciais e PlantaResumo
Os óleos essenciais extraídos de plantas são comuns e popularmente empregados como alternativa aos repelentes sintéticos comercializados. Assim, o presente trabalho propõe-se a realizar uma revisão sistemática na literatura sobre o emprego de óleos essenciais na análise e desenvolvimento de formulações repelentes. Realizou-se uma busca por artigos científicos usando os descritores “Repellent*”, “Plant*”, “Essential* oil*” e “Cosmetic*”, nas bases de dados: SciELO e PubMed®. As publicações selecionas foram analisadas quanto ao país de origem; famílias mais estudadas; partes das plantas mais empregadas; métodos de extração empregados e tipo de formulações repelentes desenvolvidas. A busca realizada resultou em um total de 241 artigos científicos, em sua maioria do ano de 2015. Encontraram-se espécies das mais diferentes famílias, destacando-se a Asteraceae. Além disso a maioria das publicações é originária da China e do Brasil, sendo a folha a parte da planta mais utilizada e a hidrodestilação o método extrator mais prevalente. Contudo, a representativa pesquisa acerca dos óleos vegetais repelentes está associada à divulgação de apenas cinco formulações cosméticas repelentes, as quais possivelmente teriam maior segurança de uso e menor valor agregado. Tal fato pode significar, para o mercado cosmético brasileiro, o aproveitamento incompleto ou tardio das propriedades investigadas e comprovadas através dos estudos científicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).