ANALISE DAS QUANTIDADES DE ÓLEO E SAL DE ADIÇÃO EM REFEIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.138-144Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Sódio, Gorduras na Dieta, AlmoçoResumo
O presente estudo teve o objetivo de verificar as quantidades de sal e óleo de adição nas refeições “almoço” ofertadas em uma escola municipal do estado do Rio de Janeiro e comparar com a recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. Inicialmente foram determinadas as quantidades utilizadas de sal e óleo às preparações alimentares das refeições, a partir da diferença entre o peso das quantidades de sal e óleo inicial e final diário disponível para uso na Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar - UANE. Após o preparo, pesou-se o rendimento total das preparações alimentares e estabelecido o percentual de sal/óleo utilizados no total de preparações presentes nas refeições produzidas naquele dia. Em seguida, foi determinado o peso da porção da refeição ofertada aos escolares e então aplicado o percentual determinado anteriormente e calculada a quantidade de sal/óleo adicionados nas refeições oferecidas aos escolares. Foram encontrados como média 3,05g de sal por refeição, estando acima do que é preconizado pelo PNAE, e em relação às gorduras totais, a porção apresentou-se acima da recomendação por refeição, 7,5g, com o valor médio de 12,54g/refeição. Concluiu-se que existe a necessidade de redução das quantidades de sódio e óleo de adição no preparo das refeições que são distribuídas aos escolares e que estas devem ser padronizadas para não superar o limite de 1g de sal/refeição/aluno e manter o limite recomendável delipídios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).