APTIDÃO FÍSICA E FATORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICOS EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO LONGITUDINAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.170-176Palavras-chave:
Aptidão física. Aptidão cardiorrespiratória. Composição corporal. Saúde.Resumo
Os níveis de aptidão física dos adolescentes são um importante indicador de seu estilo de vida e podem prevenir o desenvolvimento de fatores de risco cardiometabólicos. Este estudo teve como objetivo comparar os fatores de risco cardiometabólicos em adolescente a partir das mudanças nos componentes de aptidão física relacionada à saúde após três anos de seguimento. Foram realizados testes motores segundo o manual do FITNESSGRAM (back-saver sit and reach; curl-up; push-up; e progressive aerobic cardiovascular endurance run) e foram avaliados os fatores de risco cardiometabólicos: circunferência de cintura; pressão arterial em repouso; HDL colesterol; triglicerídeos; e glicemia em jejum em dois momentos (2014 e 2017). Para comparar os fatores de risco cardiometabólicos a partir das mudanças dos componentes de aptidão física entre os períodos de acompanhamento foi aplicado o teste de Kruskal-Wallis ou ANOVA one-way. Foi observado melhora significativa dos componentes de AFRS com o passar dos anos, com exceção da aptidão cardiorrespiratória. Não foram identificadas diferenças estatísticas nos fatores de risco cardiometabólicos a partir da manutenção ou mudanças dos componentes de AFRS durante o período de acompanhamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).