SINTOMAS VOCAIS E EFEITOS DA HIDRATAÇÃO APÓS TREINAMENTO ARTÍSTICO EM CENTROS DE TRADIÇÕES GAÚCHAS
VOICE SYMPTOMS AND EFFECTS OF HYDRATION AFTER ARTISTIC TRAINING IN “CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS”
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9702Palavras-chave:
Voz, Canto, Dança, Fonoaudiologia, Saúde, CulturaResumo
Este estudo visou identificar sintomas vocais e analisar os efeitos da hidratação com água na voz de participantes de invernadas artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Trata-se de um ensaio clínico não randomizado, unicego, dois braços de intervenção, realizado com 88 indivíduos participantes de CTGs de Porto Alegre-RS, com idades entre 17 e 48 anos, de ambos os sexos. Quatro CTGs foram selecionados e convidados para a pesquisa, cada um deles sendo randomizado para um grupo de intervenção: Grupo Hidratação (GH) ou Grupo Controle (GC). O GH incluiu 53 indivíduos que receberam orientações sobre saúde vocal e tiveram a oferta monitorada de água durante o período de ensaio da invernada. O GC contou com 35 indivíduos que seguiram com a rotina normal de ensaio, recebendo apenas orientações sobre saúde em geral (não relacionadas à voz). As avaliações foram feitas nos períodos pré e pós-ensaio imediatos, por meio da Escala de Sintomas Vocais e do Questionário de Sinais e Sintomas Vocais. Observou-se que 42 indivíduos (47,7% da amostra) apresentaram elevado número de sintomas vocais, indicando possível risco para distúrbio vocal. As mulheres apresentaram maiores escores, e os sujeitos que participavam da invernada há mais tempo relataram menos sintomas. Não houve diferença significativa entre os grupos, exceto para a variável idade (p=0,005). Após o ensaio, observou-se diminuição do sintoma “dificuldade para cantar ou falar baixo” no GH e aumento deste no GC (p=0,005). Os dados indicam que a amostra estudada pode estar em riscos para distúrbios vocais e a hidratação mostrou efeitos benéficos nestes indivíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).