AVALIAÇÃO DOS MICRORGANISMOS VIÁVEIS POTENCIALMENTE PATOGÊNICOS EM BIOAEROSSÓIS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

EVALUATION OF POTENTIALLY PATHOGENIC VIABLE MICROORGANISMS IN BIOAEROSOLS OF AN INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Tharinne Oliveira Silva Cavalheiro Universidade Brasil
  • Dora Inés Kozusny-Andreani Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9729

Palavras-chave:

Aerossóis, bactéria gram-negativas; Bactéria gram-positiva, leveduras

Resumo

Bioaerossóis são partículas transportadas pelo ar que se originam de micro-organismos vivos, como bactérias, fungos e vírus e, podem permanecer suspensos e viáveis ​​na corrente de ar por longos períodos de tempo. Seus componentes têm efeitos negativos, especialmente na saúde de pessoas imunocomprometidas. Objetivou-se avaliar a presença de microrganismos viáveis potencialmente patogênicos em bioaerossóis de uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do noroeste paulista.. Para a pesquisa foram colhidas amostras do ar de locais definidos. Todas as amostras foram cultivadas em Placas de Petri contendo meios seletivos e não seletivos para bactérias e fungos, incubadas à temperatura de 37 ºC por 24-48h para cultivos bacterianos e de 4 a 15 dias para cultivos fúngicos. Posteriormente, foi realizada a avaliação das características das colônias bem como a identificação por métodos bioquímicos convencionas. Os resultados obtidos evidenciaram a presença de leveduras das espécies Candida albicans e Candida spp e bactérias gram-positivas Staphylococcus aureus, S. epidermidis e Micrococcus spp, gram-negativas Escherichia coli e Klebsiella spp.   Verificou-se pradrão de resistência a antibióticos em E. coli e Micrococcus spp, S. aureus foi sensível a maioria dos antibióticos, enquanto foi possível observar 100% de sensibilidades para S. epidermidis e Klebsiella spp.

Biografia do Autor

Tharinne Oliveira Silva Cavalheiro, Universidade Brasil

Mestranda, Enfermeira, Universidade Brasil, Fernandópolis, São Paulo, Brasil

Dora Inés Kozusny-Andreani, Universidade Brasil

Doutora, Professora Titular, Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais, Universidade Brasil, Fernandópolis, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Cavalheiro, T. O. S., & Kozusny-Andreani, D. I. (2021). AVALIAÇÃO DOS MICRORGANISMOS VIÁVEIS POTENCIALMENTE PATOGÊNICOS EM BIOAEROSSÓIS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: EVALUATION OF POTENTIALLY PATHOGENIC VIABLE MICROORGANISMS IN BIOAEROSOLS OF AN INTENSIVE CARE UNIT. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 256–270. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9729

Edição

Seção

Ciências Básicas & Saúde