DIABETES MELLITUS TIPO 2: TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE

DIABETES MELLITUS TYPE 2: TREND IN SCIENTIFIC PRODUCTION IN HEALTH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9990

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus tipo 2, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde, Saúde do adulto

Resumo

Objetivo: analisar a tendência da produção do conhecimento em Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação na área da saúde no Brasil acerca do Diabetes Mellitus tipo 2. Método: trata-se de uma revisão narrativa, realizada no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A busca foi realizada no mês de maio de 2019. Dos estudos encontrados, 31 foram selecionados para análise mediante os critérios de seleção. Resultados: dentre os assuntos abordados, destacaram-se: perfil clínico-epidemiológico, sendo a hipertensão e a dislipidemia como os fatores de risco predominantes. A maioria eram do sexo feminino, idosas, casada, com baixa escolaridade e baixa renda. O autocuidado em relação aos pés era realizado de forma correta. Porém os hábitos de vida foram considerados de difícil mudança. Conclusão: destaca-se a importância dos profissionais da saúde em realizar ações educativas para prevenir as complicações e auxiliar no tratamento e controle da doença.

Biografia do Autor

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com bolsa CNPq PDJ (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, acolhimento, vínculo, humanização, organização dos serviços de saúde e condições crônicas

Luiza Camila Jerke, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do quinto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem (MEC/SESu). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado Saúde e Enfermagem UFSM, linha de pesquisa Cuidado a adultos, idosos e famílias nos diferentes cenários de atenção.

Christiani Andrea Marquesini Rambo, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2002), Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2019), Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade Santa Clara - FASCLA (2008). Atua no Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem (UFSM), participa do Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem(HUSM) e do Núcleo de Segurança do Paciente (HUSM). Tem experiência na área de Enfermagem em Estratégia de Saúde da Família, Pediatria, UTI Pediátrica e Neonatal, Hemoterapia e Hemovigilância. É capacitada em inserção de PICC, coleta de células tronco para TMO autólogo e plasmaférese. 

Vivian De Franceschi Brondani, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Franciscana (UFN) em 2019. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem com ênfase na linha de pesquisa Políticas públicas e práticas de cuidado a adultos, idosos e famílias nos diversos cenários de atenção à saúde. Durante a graduação, atuou como bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UFN e PROBIC/FAPERGS por mais de dois anos com a temática de doenças crônicas não transmissíveis. Participou como integrante do grupo de Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores de Portadores da Doença de Alzheimer (AMICA) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES) na linha de pesquisa Tecnologias de Cuidado na Atenção Integral à Saúde. Desenvolveu trabalho final de graduação sobre a temática de agrotóxicos e doenças crônicas não transmissíveis, sob orientação da Dra. Cláudia Zamberlan. Possui curso de formação em Auriculoterapia.

Andiara Luiz Ramos Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Campus Santiago, atuou como bolsista no programa PIIC/URI e no projeto de extensão intitulado: cuidar, promover e transformar à saúde materno infantil por meio de ações universitárias. Realizou trabalho voluntário como monitora e digitadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) da cidade de São Francisco de Assis-RS. Participa do Grupo de Pesquisa cuidado, saúde e Enfermagem, no Núcleo de Estudos em Cuidado e Família (NECFAM).

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Buriol, D., Schimith, M. D., Jerke, L. C., Marquesini Rambo, C. A., De Franceschi Brondani, V., & Luiz Ramos Soares, A. (2021). DIABETES MELLITUS TIPO 2: TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE: DIABETES MELLITUS TYPE 2: TREND IN SCIENTIFIC PRODUCTION IN HEALTH. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 324–334. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9990

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral