Desenvolvimento regional e o processo de expansão das instituições de ensino superior no Brasil: Um estudo exploratório acerca dos seus impactos em município do semiárido Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10087

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Universidades, Políticas Públicas

Resumo

As universidades têm adquirido importância nas políticas para geração do desenvolvimento regional, considerando todo um conjunto de produtos e serviços que as mesmas podem oferecer às demandas e necessidades dos seus escopos territoriais de atuação, em especial em regiões com maiores fragilidades e limitações em relação ao desenvolvimento. A partir desta consideração, o objetivo deste artigo foi analisar os impactos da instalação do Campus universitário para o desenvolvimento na região polarizada pelo município de Sumé-PB. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo e exploratório utilizando métodos quantitativos a partir de base teórica previamente analisada. Os resultados obtidos mostram que a instalação do Campus gerou impactos positivos para o município, no entanto foram identificados alguns problemas que podem contribuir para gerar impactos negativos, dentre eles a falta de articulação da universidade com demandas municipais e regionais e uma maior vinculação entre atores sociais da universidade com demais atores de outras Instituições na região.

Biografia do Autor

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e da UFCG. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Renata Rodrigues de Medeiros Pontes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos em Gestão Inovação e Tecnologia(GEGIT). Bolsista de apoio Técnico CNPq, vinculada à projeto relacionado às relações entre o papel e contribuições das Universidades para a geração do Desenvolvimento Regional. Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande

Ana Maria Vicente Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba ( 2018). Atuou em projetos a exemplo do Programa de Educação Tutorial - PET, Iniciação Científica - PIBIQ, extensões e monitorias. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Política, Gestão e Financiamento da Saúde e Políticas Públicas. Atualmente é mestranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, na linha Organizações e Sociedade e pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba - GEGIT.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

Cândido, G. A., Pontes, R. R. de M., & Silva, A. M. V. (2022). Desenvolvimento regional e o processo de expansão das instituições de ensino superior no Brasil: Um estudo exploratório acerca dos seus impactos em município do semiárido Brasileiro. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e10087. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10087

Edição

Seção

Artigos