Desenvolvimento regional e o processo de expansão das instituições de ensino superior no Brasil: Um estudo exploratório acerca dos seus impactos em município do semiárido Brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10087

Palabras clave:

Desenvolvimento Regional, Universidades, Políticas Públicas

Resumen

As universidades têm adquirido importância nas políticas para geração do desenvolvimento regional, considerando todo um conjunto de produtos e serviços que as mesmas podem oferecer às demandas e necessidades dos seus escopos territoriais de atuação, em especial em regiões com maiores fragilidades e limitações em relação ao desenvolvimento. A partir desta consideração, o objetivo deste artigo foi analisar os impactos da instalação do Campus universitário para o desenvolvimento na região polarizada pelo município de Sumé-PB. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo e exploratório utilizando métodos quantitativos a partir de base teórica previamente analisada. Os resultados obtidos mostram que a instalação do Campus gerou impactos positivos para o município, no entanto foram identificados alguns problemas que podem contribuir para gerar impactos negativos, dentre eles a falta de articulação da universidade com demandas municipais e regionais e uma maior vinculação entre atores sociais da universidade com demais atores de outras Instituições na região.

Biografía del autor/a

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e da UFCG. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Renata Rodrigues de Medeiros Pontes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos em Gestão Inovação e Tecnologia(GEGIT). Bolsista de apoio Técnico CNPq, vinculada à projeto relacionado às relações entre o papel e contribuições das Universidades para a geração do Desenvolvimento Regional. Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande

Ana Maria Vicente Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba ( 2018). Atuou em projetos a exemplo do Programa de Educação Tutorial - PET, Iniciação Científica - PIBIQ, extensões e monitorias. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Política, Gestão e Financiamento da Saúde e Políticas Públicas. Atualmente é mestranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, na linha Organizações e Sociedade e pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba - GEGIT.

Citas

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel das universidades. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2017.

BENNEWORTH, Paul; FITJAR, Rune Dahl. Contextualizando o papel das universidades para o desenvolvimento regional: introdução ao número especial. Estudos Regionais, Ciência Regional, v. 6, n. 1, p. 331-338, 2019.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

CURADI, F. C.; BRANDÃO, L. Desenvolvimento regional e imprensa: estado da arte e perspectivas teóricas. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 46, p. 299-313, 2019.

CÂNDIDO, G. A.; MACIEL, D. S. C. Identificação do nível de contribuição das universidades para o desenvolvimento regional. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 48, jul./set. 2019.

CURI FILHO, Wagner Ragi; WOOD JUNIOR, Thomaz. Avaliação do impacto das universidades em suas comunidades. Cadernos Ebape. BR, v. 19, p. 496-509, 2021.

DALLABRIDA, V. R.; BECKER, D. F. Dinâmica territorial do desenvolvimento. In: BECKER, D. F.; WITTMANN, M. L. (org.). Desenvolvimento regional: abordagens interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008. p. 175-213.

FOCHEZATTO, A. Desenvolvimento regional: novas abordagens para novos paradigmas produtivos. O ambiente regional: três décadas de economia gaúcha. [S.l.]: [s.n.], 2010.

GÁL, Zoltán; ZSIBÓK, Zsuzsanna. Regional Engagement of Mid-Range Universities: Adapting European Models and Best Practices in Hungary. AUDEM: The International Journal of Higher Education and Democracy, v. 2, n. 1, p. 94-120, 2011.

HOFF, D. N.; MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’Ana do Livramento. Redes, v. 16, n. 3, p. 157-183, set./dez. 2011.

HOFF, D. N.; PEREIRA, C. A.; DE PAULA, L. G. N. O impacto da universidade pública no desenvolvimento regional sob a luz da literatura internacional. Redes, Santa Cruz do Sul, on-line, v. 22, n. 1, p. 510-527, 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

LENDEL, I.; QIAN, H. Inside the Great Recession: university products and regional economic development. Growth and Change, v. 48, n. 1, p. 153-173, Mar. 2017.

LENDEL, I. The Impact of Research Universities on Regional Economies: The Concept of University Products. Sage, v. 24, issue 3, p. 2.010-2.230, 2010.

LOI, M.; DI GUARDO, M. C. The third mission of universities: An investigation of the espoused values. Science and Public Policy, v. 42, n. 6, p. 855-870, 2015.

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, Wilton Oliveira. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2017.

NYSETH, Torill; HAMDOUCH, Abdelillah. The transformative power of social innovation in urban planning and local development. Urban Planning, v. 4, n. 1, p. 1-6, 2019.

PIKE, A.; RODRÍGUEZ-POSE, A.; TOMANEY, J. Shiftinghorizons in local and regional development. Regional Studies, v. 51, n. 1, p. 46-57, 2016.

PINO, Ricardo M.; ORTEGA, Ana María. Regional innovation systems: Systematic literature review and recommendations for future research. Cogent Business & Management, v. 5, n. 1, p. 1.463.606, 2018.

PITTERI, S.; SAES, M. S. M.; BRESCIANI, L. P. Competências territoriais e desenvolvimento regional. Uma proposta metodológica para pesquisas interdisciplinares. Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 31, p. 6-38, 2015.

ROLIM, C.; SERRA, M. Instituições De Ensino Superior e desenvolvimento regional: o caso da região Norte do Paraná. Revista de Economia, v. 35, n. 3, 2009.

ROSA, W. L. R.; MAEHLER, A. E. Elements that Influence the Innovation Process in a Brazilian Public University. Brazilian Journal of Management/Revista de Administração da UFSM, v. 12, n. 1, 2019.

SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. P. Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.

SILVA, A. M. V.; PONTES, R. R. M.; CÂNDIDO, G. A. Impactos das universidades no desenvolvimento regional: proposição de variáveis para análise. In: ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 21., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, SP: Engema, 2019.

UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Projeto acadêmico de criação do Campus de Sumé. UFCG: Campina Grande, 2008. Disponível em: http://www.cdsa.ufcg.edu.br/portal/images/downloads/cdsa_projeto_academico.pdf

VILA, L. E. Abordagens micro e macro para o papel das universidades no desenvolvimento regional. In: SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio; BASTOS, Ana Paula. Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D. 2018. p. 191-214.

ZAMBANINI, M. et al. Inovação e desenvolvimento territorial: uma análise sobre São José dos Campos. Ensaios FEE, v. 37, n. 2, p. 489-520, 2016.

Publicado

2022-11-24

Cómo citar

Cândido, G. A., Pontes, R. R. de M., & Silva, A. M. V. (2022). Desenvolvimento regional e o processo de expansão das instituições de ensino superior no Brasil: Um estudo exploratório acerca dos seus impactos em município do semiárido Brasileiro. Desarollo En Cuestión, 20(58), e10087. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10087