Determinantes do Desempenho dos Participantes da Prova do Enem: Evidências para o Rio Grande Do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.352-368Palavras-chave:
desempenho escolar, ENEM, regressão quantílicaResumo
O estudo da diferença do desempenho escolar entre a escola pública e a privada se mostra importante às políticas públicas, principalmente as que relacionam políticas sociais para o ingresso no ensino superior. Desta forma, o trabalho propõe-se a averiguar a ocorrência de diferenças entre os ensinos público e privado, no estado do Rio Grande do Sul, a partir do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio, no ano de 2017. Para isso aplicou-se a modelagem de regressão quantílica decomposta em quartis à distribuição condicional da proficiência. Os resultados se mostraram favoráveis ao desempenho dos alunos de escolas privadas, de forma crescente, para os quartis, e que possuem melhores condições socioeconômicas familiares como renda e mãe com formação no ensino superior. Evidências que demandam políticas públicas de equalização de possibilidades ao acesso ao ensino superior como forma de minimizar as crescentes desigualdades educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).