Determinantes do Desempenho dos Participantes da Prova do Enem: Evidências para o Rio Grande Do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.352-368

Palavras-chave:

desempenho escolar, ENEM, regressão quantílica

Resumo

O estudo da diferença do desempenho escolar entre a escola pública e a privada se mostra importante às políticas públicas, principalmente as que relacionam políticas sociais para o ingresso no ensino superior. Desta forma, o trabalho propõe-se a averiguar a ocorrência de diferenças entre os ensinos público e privado, no estado do Rio Grande do Sul, a partir do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio, no ano de 2017. Para isso aplicou-se a modelagem de regressão quantílica decomposta em quartis à distribuição condicional da proficiência. Os resultados se mostraram favoráveis ao desempenho dos alunos de escolas privadas, de forma crescente, para os quartis, e que possuem melhores condições socioeconômicas familiares como renda e mãe com formação no ensino superior. Evidências que demandam políticas públicas de equalização de possibilidades ao acesso ao ensino superior como forma de minimizar as crescentes desigualdades educacionais.

Biografia do Autor

Ronaldo Torres, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestrando em Organizações e Mercados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mateus Machado de Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://orcid.org/0000-0002-1019-4414. E-mail: reisolibender@yahoo.com.br

Fernanda Cigainski Lisbinski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://orcid.org/0000-0001-9131-5996. E-mail: fernandacl32@hotmail.com

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Torres, R., Pereira, M. M. de, Bender Filho, R., & Lisbinski, F. C. (2020). Determinantes do Desempenho dos Participantes da Prova do Enem: Evidências para o Rio Grande Do Sul. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 352–368. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.352-368

Edição

Seção

Artigos