Elementos da Inovação Social para a Promoção do Consumo Sustentável: A Validação de um Framework com especialistas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11064Palavras-chave:
Inovação Social. Consumo Sustentável. Desenvolvimento local.Resumo
O objetivo deste estudo foi validar um framework com os elementos da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a abordagem qualitativa, por meio da técnica de Focus Group na qual participaram oito especialistas. Os elementos iniciais do framework foram extraídos da literatura e foram organizados em três dimensões: 1) Transformação social; 2) Novas práticas de produção e consumo; 3) Mudança cultural. Após a análise dos especialistas, o resultado do Focus Group possibilitou concluir que a inovação social pode contribuir para o consumo sustentável, através das seguintes dimensões: Atores, Inovação, Mudança Cultural e Social e Transformação Social. Para cada uma dessas dimensões foram discutidas e elencadas as suas categorias de análise. Considera-se que os elementos identificados podem contribuir para o consumo sustentável porque buscam produzir com menos recursos, aproveitando as potencialidades locais, promovendo a adoção de novas práticas de produção e consumo que se refletem em mudanças estruturais. No entanto, o avanço em estruturas de consumo sustentáveis por meio de inovações sociais depende de mecanismos de sensibilização, educação e institucionalização de práticas sociais que remetem questões não só do processo de satisfação de necessidades, mas de politização na base da sociedade e de articulação entre atores sociais, organizacionais e institucionais.
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