Elementos da Inovação Social para a Promoção do Consumo Sustentável: A Validação de um Framework com especialistas
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11064Mots-clés :
Inovação Social. Consumo Sustentável. Desenvolvimento local.Résumé
O objetivo deste estudo foi validar um framework com os elementos da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a abordagem qualitativa, por meio da técnica de Focus Group na qual participaram oito especialistas. Os elementos iniciais do framework foram extraídos da literatura e foram organizados em três dimensões: 1) Transformação social; 2) Novas práticas de produção e consumo; 3) Mudança cultural. Após a análise dos especialistas, o resultado do Focus Group possibilitou concluir que a inovação social pode contribuir para o consumo sustentável, através das seguintes dimensões: Atores, Inovação, Mudança Cultural e Social e Transformação Social. Para cada uma dessas dimensões foram discutidas e elencadas as suas categorias de análise. Considera-se que os elementos identificados podem contribuir para o consumo sustentável porque buscam produzir com menos recursos, aproveitando as potencialidades locais, promovendo a adoção de novas práticas de produção e consumo que se refletem em mudanças estruturais. No entanto, o avanço em estruturas de consumo sustentáveis por meio de inovações sociais depende de mecanismos de sensibilização, educação e institucionalização de práticas sociais que remetem questões não só do processo de satisfação de necessidades, mas de politização na base da sociedade e de articulação entre atores sociais, organizacionais e institucionais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).