Elementos da Inovação Social para a Promoção do Consumo Sustentável: A Validação de um Framework com especialistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11064

Palabras clave:

Inovação Social. Consumo Sustentável. Desenvolvimento local.

Resumen

O objetivo deste estudo foi validar um framework com os elementos da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a abordagem qualitativa, por meio da técnica de Focus Group na qual participaram oito especialistas. Os elementos iniciais do framework foram extraídos da literatura e foram organizados em três dimensões: 1) Transformação social; 2) Novas práticas de produção e consumo; 3) Mudança cultural. Após a análise dos especialistas, o resultado do Focus Group possibilitou concluir que a inovação social pode contribuir para o consumo sustentável, através das seguintes dimensões: Atores, Inovação, Mudança Cultural e Social e Transformação Social. Para cada uma dessas dimensões foram discutidas e elencadas as suas categorias de análise. Considera-se que os elementos identificados podem contribuir para o consumo sustentável porque buscam produzir com menos recursos, aproveitando as potencialidades locais, promovendo a adoção de novas práticas de produção e consumo que se refletem em mudanças estruturais. No entanto, o avanço em estruturas de consumo sustentáveis por meio de inovações sociais depende de mecanismos de sensibilização, educação e institucionalização de práticas sociais que remetem questões não só do processo de satisfação de necessidades, mas de politização na base da sociedade e de articulação entre atores sociais, organizacionais e institucionais.

Biografía del autor/a

Angélica Catarine da Mota Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Administração  pela Universidade Federalda Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Campina Grande (UFCG). 

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Publicado

2022-05-04

Cómo citar

Araújo, A. C. da M., Oliveira, V. M. de, & Correia, S. Érica N. (2022). Elementos da Inovação Social para a Promoção do Consumo Sustentável: A Validação de um Framework com especialistas. Desarollo En Cuestión, 20(58), e11064. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11064