A Criação de Valor na Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11592Palavras-chave:
Teoria dos Stakeholders. Criação de valor. Bibliometria. Web of Science.Resumo
A investigação da criação de valor no contexto da teoria dos stakeholders (TS) é recente e uma tensão na perspectiva teórica. Diferente das pesquisas já realizadas, o artigo objetiva compreender a estrutura intelectual que conecta os autores que pesquisam a TS com o enfoque na criação de valor. Como forma de operacionalizar a pesquisa, buscamos por artigos publicados na base de dados Web of Science indexado ao termo “stakeholder theory” e na sequência refinamos pelo termo “value creat*”. A análise dos dados apresentou os 35 autores mais citados no campo, dentro de uma população de 2.058 referências. Por meio de técnicas quantitativas de escalonamento multidimensional (MDS) e da análise fatorial exploratória (AFE) analisamos as cocitações, o que nos permitiu identificar as relações teóricas do campo. Os resultados permitem inferir quatro correntes da criação de valor no contexto da TS: enfoque social da responsabilidade da empresa; gestão para ganhos e desempenhos; visão clássica da criação de valor; e visão contemporânea da discussão da TS e criação de valor. Como contribuição, tem a perspectiva distinta das pesquisas já realizadas e relacionadas a TS e criação de valor, pois busca demonstrar a estrutura intelectual que conectam os autores, bem como identificar as discussões e o desenvolvimento das pesquisas sobre criação de valor no contexto da TS. A pesquisa busca elucidar um campo comum e áreas que precisam de investigação, bem como contempla a discussão de duas das doze “tensões” da TS ao associar com a criação de valor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).