A Criação de Valor na Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11592

Palavras-chave:

Teoria dos Stakeholders. Criação de valor. Bibliometria. Web of Science.

Resumo

A investigação da criação de valor no contexto da teoria dos stakeholders (TS) é recente e uma tensão na perspectiva teórica. Diferente das pesquisas já realizadas, o artigo objetiva compreender a estrutura intelectual que conecta os autores que pesquisam a TS com o enfoque na criação de valor. Como forma de operacionalizar a pesquisa, buscamos por artigos publicados na base de dados Web of Science indexado ao termo “stakeholder theory” e na sequência refinamos pelo termo “value creat*”. A análise dos dados apresentou os 35 autores mais citados no campo, dentro de uma população de 2.058 referências. Por meio de técnicas quantitativas de escalonamento multidimensional (MDS) e da análise fatorial exploratória (AFE) analisamos as cocitações, o que nos permitiu identificar as relações teóricas do campo. Os resultados permitem inferir quatro correntes da criação de valor no contexto da TS: enfoque social da responsabilidade da empresa; gestão para ganhos e desempenhos; visão clássica da criação de valor; e visão contemporânea da discussão da TS e criação de valor. Como contribuição, tem a perspectiva distinta das pesquisas já realizadas e relacionadas a TS e criação de valor, pois busca demonstrar a estrutura intelectual que conectam os autores, bem como identificar as discussões e o desenvolvimento das pesquisas sobre criação de valor no contexto da TS. A pesquisa busca elucidar um campo comum e áreas que precisam de investigação, bem como contempla a discussão de duas das doze “tensões” da TS ao associar com a criação de valor.

Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Administração pelaa Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). http://lattes.cnpq.br/6502890498729102. https://orcid.org/0000-0003-2887-5610. renatocintra@hotmail.com

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). http://lattes.cnpq.br/9379889784249160. https://orcid.org/0000-0003-1113-2810. ivano.adm@gmail.com

Anderson Antonio de Lima, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutorando em Administração  pela Universidade Nove de Julho (Uninove).  http://lattes.cnpq.br/5585829243769748. andersonantoniodelima@yahoo.com.br.

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove). http://lattes.cnpq.br/4524013741486821. https://orcid.org/0000-0003-1992-1160. bennycosta@yahoo.com.br

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Cintra, R. F., Ribeiro, I., Lima, A. A. de, & Costa, B. K. (2022). A Criação de Valor na Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11592. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11592

Edição

Seção

Artigos