A Criação de Valor na Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11592

Palabras clave:

Teoria dos Stakeholders. Criação de valor. Bibliometria. Web of Science.

Resumen

A investigação da criação de valor no contexto da teoria dos stakeholders (TS) é recente e uma tensão na perspectiva teórica. Diferente das pesquisas já realizadas, o artigo objetiva compreender a estrutura intelectual que conecta os autores que pesquisam a TS com o enfoque na criação de valor. Como forma de operacionalizar a pesquisa, buscamos por artigos publicados na base de dados Web of Science indexado ao termo “stakeholder theory” e na sequência refinamos pelo termo “value creat*”. A análise dos dados apresentou os 35 autores mais citados no campo, dentro de uma população de 2.058 referências. Por meio de técnicas quantitativas de escalonamento multidimensional (MDS) e da análise fatorial exploratória (AFE) analisamos as cocitações, o que nos permitiu identificar as relações teóricas do campo. Os resultados permitem inferir quatro correntes da criação de valor no contexto da TS: enfoque social da responsabilidade da empresa; gestão para ganhos e desempenhos; visão clássica da criação de valor; e visão contemporânea da discussão da TS e criação de valor. Como contribuição, tem a perspectiva distinta das pesquisas já realizadas e relacionadas a TS e criação de valor, pois busca demonstrar a estrutura intelectual que conectam os autores, bem como identificar as discussões e o desenvolvimento das pesquisas sobre criação de valor no contexto da TS. A pesquisa busca elucidar um campo comum e áreas que precisam de investigação, bem como contempla a discussão de duas das doze “tensões” da TS ao associar com a criação de valor.

Biografía del autor/a

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Administração pelaa Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). http://lattes.cnpq.br/6502890498729102. https://orcid.org/0000-0003-2887-5610. renatocintra@hotmail.com

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). http://lattes.cnpq.br/9379889784249160. https://orcid.org/0000-0003-1113-2810. ivano.adm@gmail.com

Anderson Antonio de Lima, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutorando em Administração  pela Universidade Nove de Julho (Uninove).  http://lattes.cnpq.br/5585829243769748. andersonantoniodelima@yahoo.com.br.

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove). http://lattes.cnpq.br/4524013741486821. https://orcid.org/0000-0003-1992-1160. bennycosta@yahoo.com.br

Publicado

2022-11-16

Cómo citar

Cintra, R. F., Ribeiro, I., Lima, A. A. de, & Costa, B. K. (2022). A Criação de Valor na Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional. Desarollo En Cuestión, 20(58), e11592. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11592