Redes do Empreendedorismo: Perspectivas e Desafios para a Produção Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11747Palavras-chave:
Empreendedorismo. Redes. Empreendedorismo cultural. Economia criativa.Resumo
A pesquisa sobre redes e empreendedorismo (ReE) é ampla e aborda temas diversos. O objetivo deste artigo é construir um panorama integrado e crítico da produção acadêmica sobre redes e empreendedorismo, desenvolvendo e discutindo novas perspectivas para renovar a pesquisa futura. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de produções acadêmicas sobre o tema, compostas por artigos científicos, capítulos de livros e livros, que foram publicadas em bases de dados nacionais e internacionais. Os resultados da pesquisa proporcionam um conhecimento atualizado e integrado sobre a temática (relevâncias, concepções, campos empíricos e metodologias) e sobre novos desafios, concepções e contextos para pesquisas futuras. Diante desta análise, propomos e discutimos quatro implicações e perspectivas para a pesquisa sobre ReE: (a) renovação da base teórico-conceitual das pesquisas a partir da adoção de novas perspectivas advindas do campo de redes; (b) renovação do campo empírico com enfoque no contexto da Economia Criativa; (c) necessidade de sofisticação das metodologias de orientação qualitativa para melhorar o refinamento e a complexidade teórica das pesquisas; e (d) impacto na formação e prática empreendedora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).