Redes do Empreendedorismo: Perspectivas e Desafios para a Produção Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11747Palabras clave:
Empreendedorismo. Redes. Empreendedorismo cultural. Economia criativa.Resumen
A pesquisa sobre redes e empreendedorismo (ReE) é ampla e aborda temas diversos. O objetivo deste artigo é construir um panorama integrado e crítico da produção acadêmica sobre redes e empreendedorismo, desenvolvendo e discutindo novas perspectivas para renovar a pesquisa futura. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de produções acadêmicas sobre o tema, compostas por artigos científicos, capítulos de livros e livros, que foram publicadas em bases de dados nacionais e internacionais. Os resultados da pesquisa proporcionam um conhecimento atualizado e integrado sobre a temática (relevâncias, concepções, campos empíricos e metodologias) e sobre novos desafios, concepções e contextos para pesquisas futuras. Diante desta análise, propomos e discutimos quatro implicações e perspectivas para a pesquisa sobre ReE: (a) renovação da base teórico-conceitual das pesquisas a partir da adoção de novas perspectivas advindas do campo de redes; (b) renovação do campo empírico com enfoque no contexto da Economia Criativa; (c) necessidade de sofisticação das metodologias de orientação qualitativa para melhorar o refinamento e a complexidade teórica das pesquisas; e (d) impacto na formação e prática empreendedora.
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