Desbravando os Consumidores de Cerveja Artesanal: Um Estudo Sobre Hábitos e Preferências de Consumo

Autores

  • Simone Beatriz Nunes Ceretta Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Elisandro João de Vargas Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Lurdes Marlene Froemming Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Khetlyn Günther Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Valéria Bones Costa Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12026

Palavras-chave:

Cerveja Artesanal, Comportamento do Consumidor, Tomada de decisão, Perfil de consumo

Resumo

O setor de cerveja artesanal, objeto deste estudo, apresenta um crescimento exponencial, principalmente por ofertar um produto de valor agregado superior, destinado a um consumidor exigente e com idiossincrasias específicas. Tomar decisões assertivas nesse segmento exige prospectar dados que estão por trás do seu comportamento, compreendendo como ele consome, quando, com quem e em que situações. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar os hábitos e preferências de consumo de consumidores de cerveja artesanal, dados estes que podem auxiliar nas tomadas de decisão dos gestores do setor. Trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa, utilizando-se do método Survey de objetivo exploratório e descritivo, com o uso de procedimentos técnicos e de análise bivariada. A amostra incluiu 183 consumidores de cerveja artesanal de microrregião do RS. Os resultados mostram um consumo médio de uma vez por semana, principalmente em finais de semana, na média de um litro por pessoa, maior prevalência do consumo em casa, em momentos acompanhado de amigos, namorados(as) ou cônjuges. Os consumidores mais assíduos são homens, com remuneração média alta e que, normalmente, produzem sua cerveja e consideram o produto algo funcional, de interesse, empolgante e divertido. Os hábitos e preferências apontados pelos entrevistados criam oportunidades de adaptação dos negócios ao perfil do público-alvo, com uma tomada de decisão mais assertiva.

 

Biografia do Autor

Simone Beatriz Nunes Ceretta, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Elisandro João de Vargas, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Lurdes Marlene Froemming, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Khetlyn Günther, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Graduanda em Administração do Insttituto Federal Farroupilha (IFFar).

Valéria Bones Costa, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Aluna do Curso Técnico do Ensino Médio de Administração do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Bolsista Iniciação Científica do CNPQ.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Ceretta, S. B. N., Vargas, E. J. de, Froemming, L. M., Günther, K., & Costa, V. B. (2022). Desbravando os Consumidores de Cerveja Artesanal: Um Estudo Sobre Hábitos e Preferências de Consumo. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e12026. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12026

Edição

Seção

Artigos