Desbravando os Consumidores de Cerveja Artesanal: Um Estudo Sobre Hábitos e Preferências de Consumo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12026Palavras-chave:
Cerveja Artesanal, Comportamento do Consumidor, Tomada de decisão, Perfil de consumoResumo
O setor de cerveja artesanal, objeto deste estudo, apresenta um crescimento exponencial, principalmente por ofertar um produto de valor agregado superior, destinado a um consumidor exigente e com idiossincrasias específicas. Tomar decisões assertivas nesse segmento exige prospectar dados que estão por trás do seu comportamento, compreendendo como ele consome, quando, com quem e em que situações. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar os hábitos e preferências de consumo de consumidores de cerveja artesanal, dados estes que podem auxiliar nas tomadas de decisão dos gestores do setor. Trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa, utilizando-se do método Survey de objetivo exploratório e descritivo, com o uso de procedimentos técnicos e de análise bivariada. A amostra incluiu 183 consumidores de cerveja artesanal de microrregião do RS. Os resultados mostram um consumo médio de uma vez por semana, principalmente em finais de semana, na média de um litro por pessoa, maior prevalência do consumo em casa, em momentos acompanhado de amigos, namorados(as) ou cônjuges. Os consumidores mais assíduos são homens, com remuneração média alta e que, normalmente, produzem sua cerveja e consideram o produto algo funcional, de interesse, empolgante e divertido. Os hábitos e preferências apontados pelos entrevistados criam oportunidades de adaptação dos negócios ao perfil do público-alvo, com uma tomada de decisão mais assertiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.