Desbravando os Consumidores de Cerveja Artesanal: Um Estudo Sobre Hábitos e Preferências de Consumo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12026Palabras clave:
Cerveja Artesanal, Comportamento do Consumidor, Tomada de decisão, Perfil de consumoResumen
O setor de cerveja artesanal, objeto deste estudo, apresenta um crescimento exponencial, principalmente por ofertar um produto de valor agregado superior, destinado a um consumidor exigente e com idiossincrasias específicas. Tomar decisões assertivas nesse segmento exige prospectar dados que estão por trás do seu comportamento, compreendendo como ele consome, quando, com quem e em que situações. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar os hábitos e preferências de consumo de consumidores de cerveja artesanal, dados estes que podem auxiliar nas tomadas de decisão dos gestores do setor. Trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa, utilizando-se do método Survey de objetivo exploratório e descritivo, com o uso de procedimentos técnicos e de análise bivariada. A amostra incluiu 183 consumidores de cerveja artesanal de microrregião do RS. Os resultados mostram um consumo médio de uma vez por semana, principalmente em finais de semana, na média de um litro por pessoa, maior prevalência do consumo em casa, em momentos acompanhado de amigos, namorados(as) ou cônjuges. Os consumidores mais assíduos são homens, com remuneração média alta e que, normalmente, produzem sua cerveja e consideram o produto algo funcional, de interesse, empolgante e divertido. Os hábitos e preferências apontados pelos entrevistados criam oportunidades de adaptação dos negócios ao perfil do público-alvo, com uma tomada de decisão mais assertiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).