Do Acesso ao Êxito Acadêmico: A Importância da Política de Assistência Estudantil no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12102Palavras-chave:
assistência estudantil, ensino superior, evasão, políticas públicas, auxílio financeiro.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos auxílios financeiros oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para estudantes socioeconomicamente vulneráveis de uma universidade federal jovem e do interior da Região Sul do Brasil. É apresentado modelo teórico de permanência de estudantes no Ensino Superior – com base em Breier (2010) e Bowles e Brindle (2017) – que aborda o papel do auxílio financeiro para a permanência de estudantes. A pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foi predominantemente documental. As informações coletadas compreendem três conjuntos de informações acadêmicas da instituição: i) do perfil dos estudantes matriculados; ii) da evolução dos recursos e dos estudantes beneficiários do Pnaes e iii) de indicadores de desempenho acadêmico de estudantes beneficiários e não beneficiários do Pnaes. Os resultados indicaram que estudantes beneficiários do Pnaes obtiveram melhor desempenho acadêmico, comparativamente, que os estudantes não beneficiários de auxílios, indicando evidências do efeito positivo desta política para esse perfil de universidade federal.
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