Do Acesso ao Êxito Acadêmico: A Importância da Política de Assistência Estudantil no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12102Palabras clave:
assistência estudantil, ensino superior, evasão, políticas públicas, auxílio financeiro.Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos auxílios financeiros oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para estudantes socioeconomicamente vulneráveis de uma universidade federal jovem e do interior da Região Sul do Brasil. É apresentado modelo teórico de permanência de estudantes no Ensino Superior – com base em Breier (2010) e Bowles e Brindle (2017) – que aborda o papel do auxílio financeiro para a permanência de estudantes. A pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foi predominantemente documental. As informações coletadas compreendem três conjuntos de informações acadêmicas da instituição: i) do perfil dos estudantes matriculados; ii) da evolução dos recursos e dos estudantes beneficiários do Pnaes e iii) de indicadores de desempenho acadêmico de estudantes beneficiários e não beneficiários do Pnaes. Os resultados indicaram que estudantes beneficiários do Pnaes obtiveram melhor desempenho acadêmico, comparativamente, que os estudantes não beneficiários de auxílios, indicando evidências do efeito positivo desta política para esse perfil de universidade federal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).