Influência dos Covenants no Gerenciamento de Resultados por Atividades Operacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12194

Palavras-chave:

Covenants, Gerenciamento de Resultado por Atividades Operacionais. Empresas Brasileiras.

Resumo

Considerando que o volume de captação de recursos por meio do mercado de capitais é superior à captação pelo mercado de ações, percebe-se a importância do financiamento das empresas por intermédio do capital de terceiros. Isso mostra a importância de se investigar os contratos de dívida bem como a relação entre os tomadores de empréstimos e credores. O objetivo desta pesquisa é verificar a influência dos covenants no gerenciamento de resultados por atividades operacionais das empresas listadas na B3. O gerenciamento de resultados por atividades reais foi visto de duas formas: por manipulação no nível de produção e por gerenciamento do fluxo de caixa. A amostra foi composta por 405 observações num período de cinco anos. Foram identificadas as empresas da amostra que declararam possuir covenants em suas notas explicativas. Utilizou-se a análise de dados em painel para identificar a influência dos covenants no gerenciamento de resultado por atividades operacionais. Os principais resultados indicaram que os covenants não influenciam o gerenciamento de resultado por meio de atividades operacionais. Por outro lado, o modelo de gerenciamento por ajustamento no fluxo de caixa foi o que apresentou melhores resultados de maneira geral.

Biografia do Autor

Janine Patrícia Jost, Universidade de Blumenau (FURB) – Blumenau/SC

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Possui mestrado em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB). Especialização Lato Sensu em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e graduação em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) departamento de contabilidade, e também participa como pesquisadora no Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gestão e Desenvolvimento Regional (GPGDR - Universidade Federal de Rondônia).  

Moacir Manoel Rodrigues Junior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2010), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (2012) e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor universitário da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças corporativas, avaliação de desempenho, análise de desempenho, finanças públicas e desempenho econômico. 

Fernanda Kreuzberg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre/RS, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades de Itapiranga - FAI (2010). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2013). Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), integrante do Núcleo de Pesquisas em Governança nas Organizações (NPGO). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua principalmente na área de Contabilidade Financeira, Governança Corporativa e Finanças

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Patrícia Jost, J. ., Manoel Rodrigues Junior, M. ., Leão de Miranda, R., & Kreuzberg, F. . (2022). Influência dos Covenants no Gerenciamento de Resultados por Atividades Operacionais. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e12194. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12194

Edição

Seção

Artigos