Influência dos Covenants no Gerenciamento de Resultados por Atividades Operacionais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12194Palabras clave:
Covenants, Gerenciamento de Resultado por Atividades Operacionais. Empresas Brasileiras.Resumen
Considerando que o volume de captação de recursos por meio do mercado de capitais é superior à captação pelo mercado de ações, percebe-se a importância do financiamento das empresas por intermédio do capital de terceiros. Isso mostra a importância de se investigar os contratos de dívida bem como a relação entre os tomadores de empréstimos e credores. O objetivo desta pesquisa é verificar a influência dos covenants no gerenciamento de resultados por atividades operacionais das empresas listadas na B3. O gerenciamento de resultados por atividades reais foi visto de duas formas: por manipulação no nível de produção e por gerenciamento do fluxo de caixa. A amostra foi composta por 405 observações num período de cinco anos. Foram identificadas as empresas da amostra que declararam possuir covenants em suas notas explicativas. Utilizou-se a análise de dados em painel para identificar a influência dos covenants no gerenciamento de resultado por atividades operacionais. Os principais resultados indicaram que os covenants não influenciam o gerenciamento de resultado por meio de atividades operacionais. Por outro lado, o modelo de gerenciamento por ajustamento no fluxo de caixa foi o que apresentou melhores resultados de maneira geral.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).