Estudos sobre o Ato de Presentear no Brasil: Uma Análise Bibliográfica

Autores

  • Ana Tereza de Freitas de Lapedra Fundação Getulio Vargas - SP
  • Mayra Carlos da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Olga Maria Coutinho Pepece Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12298

Palavras-chave:

Ato de presentear. Estudo bibliográfico. Comportamento do consumidor

Resumo

O ato de presentear envolve diversos agentes e fatores influenciadores que tornam esse processo de consumo complexo, atraindo o interesse de estudos de diversas áreas do conhecimento. Para vislumbrar como a temática vem sendo desenvolvida no Brasil, o presente estudo tem como objetivo principal mapear a evolução das pesquisas sobre o ato de presentear no país desde o seu primeiro estudo até o mês de dezembro de 2020. A presente pesquisa foi
realizada nos bancos de teses e dissertações brasileiras; nas plataformas Google Scholar; Portal de Periódicos Capes; Anpad; Ebsco; Proquest; Spell; e nos currículos Lattes dos autores identificados. As 82 publicações encontradas sobre o ato de presentear no Brasil foram analisadas de maneira descritiva e classificadas de acordo com os anos de publicação.
Também foram analisados os temas e subtemas abordados, bem como os procedimentos metodológicosempregados. Evidenciou-se que as publicações sobre o ato de presentear no Brasil tiveram início em 2000; os principais temas investigados abordam principalmente os pressupostos do ato de presentear, as etapas do processo de compra e o caráter das relações entre presenteador e presenteado.

Biografia do Autor

Ana Tereza de Freitas de Lapedra, Fundação Getulio Vargas - SP

Atualmente é Mestranda em Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas FGV EAESP, na linha de pesquisa Estratégias de Marketing, com bolsa pelo CNPq. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, participando de dois Programas de Iniciação Científica (sendo um com bolsa pelo CNPq).

Mayra Carlos da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Olga Maria Coutinho Pepece, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2009)
Professora da Universidade Estadual de Maringá , Brasil

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

de Freitas de Lapedra, A. T., Carlos da Silva, M., & Pepece, O. M. C. (2022). Estudos sobre o Ato de Presentear no Brasil: Uma Análise Bibliográfica. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e12298. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12298

Edição

Seção

Artigos