Estudos sobre o Ato de Presentear no Brasil: Uma Análise Bibliográfica
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12298Mots-clés :
Ato de presentear. Estudo bibliográfico. Comportamento do consumidorRésumé
O ato de presentear envolve diversos agentes e fatores influenciadores que tornam esse processo de consumo complexo, atraindo o interesse de estudos de diversas áreas do conhecimento. Para vislumbrar como a temática vem sendo desenvolvida no Brasil, o presente estudo tem como objetivo principal mapear a evolução das pesquisas sobre o ato de presentear no país desde o seu primeiro estudo até o mês de dezembro de 2020. A presente pesquisa foi
realizada nos bancos de teses e dissertações brasileiras; nas plataformas Google Scholar; Portal de Periódicos Capes; Anpad; Ebsco; Proquest; Spell; e nos currículos Lattes dos autores identificados. As 82 publicações encontradas sobre o ato de presentear no Brasil foram analisadas de maneira descritiva e classificadas de acordo com os anos de publicação.
Também foram analisados os temas e subtemas abordados, bem como os procedimentos metodológicosempregados. Evidenciou-se que as publicações sobre o ato de presentear no Brasil tiveram início em 2000; os principais temas investigados abordam principalmente os pressupostos do ato de presentear, as etapas do processo de compra e o caráter das relações entre presenteador e presenteado.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).