Estudos sobre o Ato de Presentear no Brasil: Uma Análise Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12298Palabras clave:
Ato de presentear. Estudo bibliográfico. Comportamento do consumidorResumen
O ato de presentear envolve diversos agentes e fatores influenciadores que tornam esse processo de consumo complexo, atraindo o interesse de estudos de diversas áreas do conhecimento. Para vislumbrar como a temática vem sendo desenvolvida no Brasil, o presente estudo tem como objetivo principal mapear a evolução das pesquisas sobre o ato de presentear no país desde o seu primeiro estudo até o mês de dezembro de 2020. A presente pesquisa foi
realizada nos bancos de teses e dissertações brasileiras; nas plataformas Google Scholar; Portal de Periódicos Capes; Anpad; Ebsco; Proquest; Spell; e nos currículos Lattes dos autores identificados. As 82 publicações encontradas sobre o ato de presentear no Brasil foram analisadas de maneira descritiva e classificadas de acordo com os anos de publicação.
Também foram analisados os temas e subtemas abordados, bem como os procedimentos metodológicosempregados. Evidenciou-se que as publicações sobre o ato de presentear no Brasil tiveram início em 2000; os principais temas investigados abordam principalmente os pressupostos do ato de presentear, as etapas do processo de compra e o caráter das relações entre presenteador e presenteado.
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