Empreendedorismo feminino no Brasil: Panorama sobre a produção científica (2010 a 2019)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13065Palavras-chave:
Empreendedorismo Feminino, Gênero, Produção Nacional, Bibliometria.Resumo
A revisão da literatura representa parte significativa em qualquer pesquisa. Porém, muitas revisões que têm o propósito de coletar literaturas importantes relativizam o rigor científico, comprometendo uma análise mais apurada do campo sob investigação. Para enfrentar este desafio, o estudo se apoiou na bibliometria visando a mensurar a contribuição do conhecimento científico. A proposta é que os indicadores retratem o comportamento da produção científica em um campo e, neste aspecto, o presente estudo intenciona descrever a produção científica na área do empreendedorismo feminino no período de 2010 a 2019, tomando como referência os periódicos de base territorial nacional, certificados a partir da Plataforma ISSN – International Standard Serial Number, analisando as revistas na Plataforma Sucupira (QUALIS/CAPES), estratos A1, A2, B1 e B2, considerando a classificação dos periódicos no quadriênio 2013-2016. Foi possível colecionar 1.487 periódicos nos quatro estratos, sendo possível relacionar 472 revistas de base territorial nacional, identificando-se que apenas 35 publicaram entre 2010 e 2019 estudos envolvendo o empreendedorismo feminino. A lista de pesquisadores que desenvolveram os estudos é vasta, porém, os autores de maior profusão na publicação de estudos na área são Hilka Pelizza Vier Machado (10 publicações), Rivanda Meira Teixeira (9), Lea Cristina Silva Bomfim e Marcos Ferreira Jesus, cada um com 3 publicações. Conclui-se que há necessidade de ampliação das pesquisas relacionadas ao gênero feminino atuando no empreendedorismo, buscando desvelar novas perspectivas que as mulheres, com a singular sensibilidade que tão bem as define, podem proporcionar no fortalecimento e no desenvolvimento da economia nacional.
Referências
ABREU, M.; GRINEVICH, V. The nature of academic entrepreneurship in the UK: Widening the focus on entrepreneurial activities. Research Policy, v. 42, n. 2, p. 408-422, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/J.RESPOL.2012.10.005
AGUILLERA, S. M.; SOUZA, E. C.; NASCIMENTO, A P. O black empreendedorismo. In: COAIC – COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, 4., 2019, Londrina. Anais […]. Londrina, PR: Coaic, 2019.
ALDRICH, H. E.; JENNINGS, J. E. The pervasive effects of family on entrepreneurship: Toward a family embeddedness perspective. Journal of Business Venturing, v. 18, n. 5, p. 573-596, 2003. DOI: 10.1016/S0883-9026(03)00011-9
ALMEIDA NETO, F. S.; SIQUEIRA, E. S.; BINOTTO, E. Empreendedorismo feminino: o caso do setor salineiro – Mossoró/RN. Revista de Administração da Unimep, v. 9, n. 2, p. 153-175, maio/ago. 2011.
ASIEDU, E.; KALONDA-KANYAMA, I.; NDIKUMANA, L.; NTI-ADDAE, A. Access to Credit by Firms in Sub-Saharan Africa: How Relevant is Gender? American Economic Review, v. 103, n. 3, p. 293-297, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1257/aer.103.3.293
BARRAL, M. R.; RIBEIRO, F. G.; CANEVER, M. D. Influência do ambiente universitário na intenção empreendedora em universidades públicas e privadas. Rausp Management Journal, v. 53, n. 1, p. 122-133, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.12.009
BOAS, E. P. V.; SANTOS, S. A. Empreendedorismo corporativo: estudo de casos múltiplos sobre as práticas promotoras em empresas atuantes no Brasil. Rausp – Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 399-414, abr./maio/jun. 2014. DOI: 10.5700/rausp1154
BOZEMAN, B.; FAY, D.; SLADE, C. P. Research collaboration in universities and academic entrepreneurship: the-state-of-the-art. The Journal of Technology Transfer, v. 38, n. 1, p. 1-67, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-012-9281-8
CÂMARA, E. C.; ANDALÉCIO, A. M. L. Características empreendedoras: um estudo de caso com farmacêuticos utilizando o modelo de McClelland. Regepe, v. 1, n. 3, p. 64-77, set./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v1i3.32
CAPELLA, A. C. N. Um estudo sobre o conceito de empreendedor de políticas públicas: ideias, interesses e mudanças. Cadernos EBAPE.BR, v. 14 (Edição Especial), artigo 5, p. 486-505, jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395117178
CORTEZ, A. E. G.; FERREIRA, T. B.; FERREIRA, C. M.; ARAÚJO, A. G. Cognição e afetividade nas trajetórias empreendedoras das Mulheres da cidade do Natal-RN. REGEPE, v. 5, n. 2, p. 24-50, maio/ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v5i2.342
CRAMER, L.; CAPPELLE, M. C. A.; ANDRADE, Á. L. S.; BRITO, M. J. Representações femininas da ação empreendedora: uma análise da trajetória das mulheres no mundo dos negócios. Regepe, v. 1, n. 1, p. 53-71, jan./abr. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v1i1.14
ENGELMAN, R.; MENEZES, U. G.; ZINGANO, E.; POJO, S. Empreendedor social: análise com base na técnica laddering. Gestão e Desenvolvimento, Novo Hamburgo, v. 12, n. 2, ano XII, p. 205-222, ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.334
FLORY, H. V.; ANDREASSI, T.; TEIXEIRA, M. A. C. Políticas Públicas de Empreendedorismo para a População de Baixa Renda: transformando necessidades em oportunidades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 18, n. 62, p. 20-38, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.12660/cgpc.v18n62.3917
FREITAS, R. K. V.; TEIXEIRA, R. M. Identificação de oportunidades empreendedoras por mulheres. Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 16, n. 44, p. 81-108, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p81
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Global Entrepreneurship Monitor 2016 Global Report. Disponível em: https://www.gemconsortium.org/report. Acesso em: 08 mar. 2021.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Global Entrepreneurship Monitor 2019/2020 Global Report. Disponível em: https://www.gemconsortium.org/file/open?fileId=50443. Acesso em: 20 mar. 2021.
GODÓI-DE-SOUSA, E.; VAN HERK, A. C.; CASTRO, L. A. M.; LOPES, J. E. F.; FREITAS, M. R. Tecnológica e inovadora: perspectiva da atuação da mulher em empreendimentos sociais brasileiros. Revista de Negócios, v. 22, n. 4, p. 7-18, out. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p7-18
GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM – ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais [...] Salvador: ICI; Ufba, 2005.
GUERRERO, M.; URBANO, D.; FAYOLLE, A.; KLOFSTEN, M.; MIAN, S. Entrepreneurial universities: emerging models in the new social and economic landscape. Small Business Economics, v. 47, n. 3, p. 551-563, jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-016-9755-4
HAYASHI, C. R. M. Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos. Filosofia e Educação (on-line), v. 5, n. 2, p. 89-102, out. 2013.
HU, X.; MARLOW, S.; ZIMMERMANN, A.; MARTIN, L.; FRANK, R. Understanding Opportunities in Social Entrepreneurship: A Critical Realist Abstraction. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 44, n. 5, p. 1.032-1.056, out. 2019.
KURATKO, D. F. The emergence of entrepreneurship education: Development, trends, and challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 29, n. 5, p. 577-597, set. 2005. DOI https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x
LAGO, M. H. A. R. M.; OLIVEIRA, L. C. A.; CABRAL, P. R. M.; CHENG, L. C.; FILION, L. J. O estímulo ao empreendedorismo nos cursos de química: formando químicos empreendedores. Revista Química Nova, 28, suplemento, S18-S25, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422005000700005
LANDSTRÖM, H.; HARIRCHI, G. The social structure of entrepreneurship as a scientific field. Research Policy, v. 47, n.3, p. 650-662, abr. 2018. DOI: doi:10.1016/j.respol.2018.01.013
LEIH, S.; TEECE, D. Campus leadership and the entrepreneurial university: A dynamic capabilities perspective. The Academy of Management Perspectives, v. 30, n. 2, p. 182-210, maio 2016. DOI: https://doi.org/10.5465/amp.2015.0022
LEITE, T. H.; MORAES, C. L.; MARQUES, E. S.; CAETANO, R.; BRAGA, J. U.; REICHENHEIM, M. E. Women economic empowerment via cash transfer and microcredit programs is enough to decrease intimate partner violence? Evidence from a systematic review. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 9, p. 1-28, set., 2019. DOI: 10.1590/0102-311X00174818
LEONCINI, M. P.; SILVA, M. T. Entendendo o futebol como um negócio: um estudo exploratório. Revista Gestão e Produção, v. 12, n. 1, p. 11-23, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2005000100003
LOPES, R. M. A.; LIMA, E. Desafios atuais e caminhos promissores para a pesquisa em empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas – RAE, São Paulo, v. 59, n. 4, p. 284-292, jul./ago. 2019.
MACHADO, H. P. V.; GUEDES, A.; GAZOLA, S. Determinantes e dificuldades de crescimento para mulheres empreendedoras. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração – RPCA, v. 11, n. 1, p. 85-99, jan./mar. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i1.828
MARCELO, J. F.; HAYASHI, M. C. P. I. Estudo bibliométrico sobre a produção científica no campo da sociologia da ciência. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 18, n. 3, p. 138–153, set./dez. 2013.
MELO, F. L. N. B.; SILVA, R. R.; ALMEIDA, T. N. V. Gênero e empreendedorismo: um estudo comparativo entre as abordagens Causation e Effectuation. BBR – Brazilian Business Review, v. 16, n. 3, p. 273-296, maio/jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2019.16.3.5
MORAIS, M. C. A.; MATOS, K. F. S.; MENDES, W. A.; MAGALHÃES, F. G. G. P. O discurso do empreendedorismo e sua aplicação social: uma reflexão a partir da realidade das pessoas com deficiência. Revista Eletrônica Multidisciplinar Facear, v. 3, n. 1, ano 5, p. 1-18, dez. 2016.
ODILON NETO, M.; GUIMARÃES, J. C.; LUKOSEVICIUS, A. P. Empreendedorismo para todos: o perfil empreendedor dos licenciandos de pedagogia. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 4, Edição Especial: Facetas do Empreendedorismo, p. 38-75, set. 2019.
O’REILLY, N. M.; ROBBINS, P.; SCANLAN, J. Dynamic capabilities and the entrepreneurial university: a perspective on the knowledge transfer capabilities of universities. Journal of Small Business & Entrepreneurship, v. 31, n. 3, p. 243-263, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/08276331.2018.1490510
PATO, M. L.; TEIXEIRA, A. A. Twenty years of rural entrepreneurship: a bibliometric survey. Sociologia Ruralis, v. 56, n. 1, p. 3-28, nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/soru.12058
RESENDE, T. C.; EMMENDOERFER, M. L.; MORAIS, M. C. A.; VALADARES, J. L. Empreendedorismo e implementação de políticas públicas: uma análise da criação de um programa de apoio ao desenvolvimento juvenil. Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis, v. 5, n. 2, p. 47-61, maio/ago. 2020.
ROSCA, E.; AGARWAL, N.; BREM, A. Women entrepreneurs as agents of change: a comparative analysis of social entrepreneurship processes in emerging markets. Technological Forecasting and Social Change, v 157, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120067
SÁNCHEZ-RIOFRÍO, A. M.; GUERRAS-MARTÍN, L. A.; FORCADELL, F. J. Business portfolio restructuring: a comprehensive bibliometric review. Scientometrics, v. 102, n. 3, p. 1921-1950, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-014-1495-0
SANDRI, E. C.; CACIATORI JUNIOR, I.; CHAPAVAL, P. P.; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo social e inovação social: uma análise bibliométrica. Estudios Gerenciales, v. 36, n. 157, p. 511-524, 2020. DOI: https://doi.org/10.18046/j.estger.2020.157.3886
SARASVATHY, S. D.; DEW, N. New market creation through transformation. Journal of Evolutionary Economics, v. 15, n. 5, p. 533-565, fev. 2005. DOI: 10.1007/s00191-005-0264-x
SECK, A.; ARAAR, A.; CAMARA, K.; DIALLO, F. L.; DIOP, N. K. M.; FALL, F. A. Female Entrepreneurship, Access to Credit, And Firms’ Performance in Senegal. SSRN Electronic Journal, v. 14, p. 1-32, set. 2015. DOI: 10.2139/ssrn.2681111
SENDAWULA, K.; TURYAKIRA, P.; ALIONI, C. Sustainable entrepreneurship intention among university students in Uganda: A conceptual paper. African Journal of Business Management, v. 12, n. 6, p. 131-139, mar. 2018. DOI: 10.5897/AJBM2017.8447
SERAFIM, M. C.; FEUERSCHÜTTE, S. G. Movido pelo transcendente: a religiosidade como estímulo ao "espírito empreendedor". Cadernos EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 165-182, jan./mar. 2015. DOI: ttp://dx.doi.org/10.1590/167939519058
SHORT, J. C.; KETCHEN JR., D. J.; SHOOK, C. L.; IRELAND, R. D. The concept of “opportunity” in entrepreneurship research: Past accomplishments and future challenges. Journal of management, v. 36, n. 1, p. 40-65, jan. 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206309342746
SIEGEL, D. S.; LEIH, S. Strategic management theory and universities: An overview of the Special Issue. Strategic Organization, v. 16, n. 1, p. 6-11, jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1476127017750776
SILINSKE, J.; MARQUETTO, M. F.; GROHMANN, M. Z.; BATTISTELLA, L. F.; MADRUGA, L. R. R. G. Estudo bibliométrico sobre a sustentabilidade na área de economia empresarial. AOS Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v., 3, n. 2, p. 101-120, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v3i2.78
SILVA, G. M. D. Cultura negra e empreendedorismo: sensibilidades políticas a reivindicações econômicas e o engajamento através do mercado. Anuário Antropológico, v. 43, n. 1, p. 11-36, 2018. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.2744
SOUSA, E. S.; PAIVA, L. E. B.; SANTOS, A. R.; REBOUÇAS, S. M. D. P.; FONTENELE, R. E. S. A influência das crenças religiosas na intenção empreendedora: uma análise sob a perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado. Cadernos EBAPE. BR, v. 18, n. 1, p. 200-215, jan./mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395175983
SOUZA, M. J. B.; TRINDADE, F. D. M.; FREIRE, R.; LYRA, F. R. Potencial empreendedor de empresárias do setor turístico de Florianópolis (SC). Revista Alcance – Eletrônica, v. 23, n. 4, p. 455-474, out/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p455-474
TARULEVICZ, N. Hawkerpreneurs: Vendedores ambulantes, empreendedorismo e reinvenção da comida de rua em Singapura [Versão traduzida]. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 58, n. 3, p. 291-302, maio/jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180309
TROTTE, L. A. C.; SANTOS, J. L. G. D.; SARAT, C. F. N.; MESQUITA, M. G. D. R.; STIPP, M. A. C., SOUZA, P. D.; DUARTE, Q. G. M.; GOBATO, B. C.; LIMA, C. F. D. M. Tendência empreendedora de estudantes de enfermagem: comparação entre alunos de graduação iniciantes e concluintes. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 29, p. 1-9, 2021. DOI: 10.1590/1518-8345.4397.3402
VAN BURG, E.; ROMME, A. G. L. Creating the future together: Toward a framework for research synthesis in entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 38, n. 2, p. 369-397, mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/etap.12092
VILLANOVA, A. P.; SILVA, M. R. Presença da bibliometria como processo metodológico em teses indexadas no IBICT (2005-2015). Biblionline, v. 14, n. 2, p. 11-24, out. 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.41376
YADAV, V.; UNNI, J. Women entrepreneurship: research review and future directions. Journal of Global Entrepreneurship Research, v. 6, n. 12, p. 1-18, out. 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s40497- 016-0055-x
ZAHRA, S. A.; GEDAJLOVIC, E.; NEUBAUM, D. O.; SHULMAN, J. M. A typology of social entrepreneurs: motives, search processes and ethical challenges. Journal of Business Venturing, v. 24, n. 5, p. 519-532, ago. 2009. DOI: 10.1016/j.jbusvent.2008.04.007
ZAHRA, S. A.; WRIGHT, M. Entrepreneurship's next act. Academy of Management Perspectives, v. 25, n. 4, p. 67-83, 2011. DOI: 10.5465/amp.2010.0149
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Desenvolvimento em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).