Empreendedorismo feminino no Brasil: Panorama sobre a produção científica (2010 a 2019)
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13065Mots-clés :
Empreendedorismo Feminino, Gênero, Produção Nacional, Bibliometria.Résumé
A revisão da literatura representa parte significativa em qualquer pesquisa. Porém, muitas revisões que têm o propósito de coletar literaturas importantes relativizam o rigor científico, comprometendo uma análise mais apurada do campo sob investigação. Para enfrentar este desafio, o estudo se apoiou na bibliometria visando a mensurar a contribuição do conhecimento científico. A proposta é que os indicadores retratem o comportamento da produção científica em um campo e, neste aspecto, o presente estudo intenciona descrever a produção científica na área do empreendedorismo feminino no período de 2010 a 2019, tomando como referência os periódicos de base territorial nacional, certificados a partir da Plataforma ISSN – International Standard Serial Number, analisando as revistas na Plataforma Sucupira (QUALIS/CAPES), estratos A1, A2, B1 e B2, considerando a classificação dos periódicos no quadriênio 2013-2016. Foi possível colecionar 1.487 periódicos nos quatro estratos, sendo possível relacionar 472 revistas de base territorial nacional, identificando-se que apenas 35 publicaram entre 2010 e 2019 estudos envolvendo o empreendedorismo feminino. A lista de pesquisadores que desenvolveram os estudos é vasta, porém, os autores de maior profusão na publicação de estudos na área são Hilka Pelizza Vier Machado (10 publicações), Rivanda Meira Teixeira (9), Lea Cristina Silva Bomfim e Marcos Ferreira Jesus, cada um com 3 publicações. Conclui-se que há necessidade de ampliação das pesquisas relacionadas ao gênero feminino atuando no empreendedorismo, buscando desvelar novas perspectivas que as mulheres, com a singular sensibilidade que tão bem as define, podem proporcionar no fortalecimento e no desenvolvimento da economia nacional.
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