Assistência estudantil: Uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da Universidade de Brasília (UnB)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.60.14178Palavras-chave:
Política Estudantil, PNAES, Inclusão UniversitáriaResumo
A efetividade de políticas de acesso e democratização do Ensino Superior (Cotas, Fies, Reuni, entre outras no Brasil) depende da qualidade das políticas de permanência, por exemplo, a Assistência Estudantil. O descompasso entre essas políticas pode levar à evasão e/ou prejuízos na formação dos estudantes. A avaliação de políticas públicas no Brasil é escassa, essencialmente na área de educação, quando qualquer dispêndio de recurso é considerado investimento e, comumente, apreciado como inquestionável. Este estudo contribui para a avaliação dos programas de assistência estudantil na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo foi avaliar o efeito da assistência estudantil no desempenho acadêmico dos estudantes. Foram utilizados Testes-t para comparação de médias do desempenho acadêmico: antes e após a concessão da assistência estudantil e entre os alunos contemplados e não contemplados com o benefício. Os resultados ensejam que a assistência estudantil na UnB não impactou no desempenho acadêmico dos estudantes ou esse efeito é muito pequeno ou ocorre de forma defasada, portanto não amenizando dificuldades de desempenho no curto prazo. Os resultados contribuem com reflexões quanto à efetividade dos programas de assistência estudantil, tendo em vista que o desempenho acadêmico dos estudantes está relacionado com os objetivos previstos na política brasileira de assistência estudantil, bem como desperta a realização de outras pesquisas para melhor compressão do impacto da assistência estudantil.
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