Assistência estudantil: Uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da Universidade de Brasília (UnB)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.60.14178

Palabras clave:

Política Estudantil, PNAES, Inclusão Universitária

Resumen

A efetividade de políticas de acesso e democratização do Ensino Superior (Cotas, Fies, Reuni, entre outras no Brasil) depende da qualidade das políticas de permanência, por exemplo, a Assistência Estudantil. O descompasso entre essas políticas pode levar à evasão e/ou prejuízos na formação dos estudantes. A avaliação de políticas públicas no Brasil é escassa, essencialmente na área de educação, quando qualquer dispêndio de recurso é considerado investimento e, comumente, apreciado como inquestionável. Este estudo contribui para a avaliação dos programas de assistência estudantil na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo foi avaliar o efeito da assistência estudantil no desempenho acadêmico dos estudantes. Foram utilizados Testes-t para comparação de médias do desempenho acadêmico: antes e após a concessão da assistência estudantil e entre os alunos contemplados e não contemplados com o benefício. Os resultados ensejam que a assistência estudantil na UnB não impactou no desempenho acadêmico dos estudantes ou esse efeito é muito pequeno ou ocorre de forma defasada, portanto não amenizando dificuldades de desempenho no curto prazo. Os resultados contribuem com reflexões quanto à efetividade dos programas de assistência estudantil, tendo em vista que o desempenho acadêmico dos estudantes está relacionado com os objetivos previstos na política brasileira de assistência estudantil, bem como desperta a realização de outras pesquisas para melhor compressão do impacto da assistência estudantil.

Citas

ALMEIDA, A. N. de; SILVA, P. V. da. Desempenho acadêmico e as dificuldades dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Revista Temas em Educação, v. 29, n. 1, p. 76-94, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49798

ALMEIDA, A. N. de; SILVA, P. V. da; RIBEIRO, E. N. Evaluation of student assistance programs of the University of Brasília (UnB). Revista Meta: Avaliação, v. 13, n. 38, p. 27-51, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i38.2928

ANDRIOLA, W. B.; BARROZO FILHO, J. L. Avaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 3, p. 594-621, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772020000300005

ARAÚJO, S. A. de L.; ANDRIOLA, W. B.; CAVALCANTE, S. M. de A.; CHAGAS, D. M. M. Efetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiro. Avaliação, v. 24, n. 3, p. 722-743, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300009

ASSIS, A. C. L. de; SANABIO, M. T.; MAGALDI, C. A.; MACHADO, C. S. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista GUAL, v. 6, n. 4, p. 125-146, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125

BOULLOSA, R. de F.; OLIVEIRA, B. R. de; ARAÚJO, E. T. de; GUSSI, A. F. Por um antimanual de avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Avaliação, v. 10, n. 1, e100521, 2021. DOI: https://doi.org/10.4322/rbaval202110005

BRASIL. Medida Provisória nº 1.827. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF de 28/5/1999. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/1999/medidaprovisoria-1827-27-maio-1999-378036-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.096. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF de 14/01/2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em: 1º mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 12 dez. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.

Brasil. Lei nº 10.260. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF de 12/07/2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm. Acesso em: 7 fev. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.234. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF de 20/7/2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 1º mar. 2021.

Brasil. Lei nº 12.202. Altera a Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF de 14/01/2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12202.htm. Acesso em: 7 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.711. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF de 30/8/2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 1º mar. 2021.

CABELLO, A. F.; FERREIRA, G. V.; IMBROISI, D.; ARRUDA, J. A. de; FREITAS, S. A. A. de; ALVAREZ, G. A. Formas de ingresso em perspectiva comparada: por que o Sisu aumenta a evasão? O caso da UnB. COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 19., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, Santa Catarina, 2019.

ELOI, S. de S. S.; CRISTINA DA SILVA, F.; SILVEIRA, S. de F. R.; BAÊTA, O. V. O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV): uma avaliação na percepção dos beneficiários. Revista GUAL, v. 12, n. 3, p. 106-129, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p106

FERRAREZI, E. Introdução à teoria da política pública. In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: Enap, 2006. p. 21-42.

FRISON, L. M. B.; SIMÃO, A. M. V.; FERREIRA, P. da C.; PAULINO, P. Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas de Educação, v. 29, n.112, p. 669-690, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902747

GERTLER, P. J.; MARTÍNEZ, S.; PREMAND, P.; RAWLINGS, L. B.; VERMEERSCH, C. M. J. Avaliação de impacto na prática. 2. ed. Washington D.C.: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento: Banco Mundial, 2018. 375 p.

HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed., Porto Alegre: Bookman; 2009. 688 p.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual de classificação. Classificação Internacional Eurostat/Unesco/OCDE. Brasília, 2009. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/2009/Tabela_OCDE_2009.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.

KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. 179 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

LIMA, W. A. S.; MENDES, V. L. P. S. Avaliação da implementação de políticas e programas públicos no Brasil: uma discussão das dimensões analíticas. Revista Meta: Avaliação, v. 13, n. 40, p. 674-699, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3480

LIMA, M. C. N.; MELO, M. C. de O. L. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma avaliação de estudantes de baixa condição socioeconômica em uma universidade pública. Revista Meta: Avaliação, v. 8, n. 23, p. 216-247, 2016.

MORGAN, B. F. A determinação do custo do ensino na educação superior: o caso da Universidade de Brasília. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

MPOG. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Lei Orçamentária Anual, 2017. Volume II. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/orcamentos-anuais/orcamento-anual-de-2017#LOA2017. Acesso em: 20 mar. 2021.

NERES, I. V. Comparação do perfil e da situação entre o aluno evadido e o egresso da Faculdade UnB de Planaltina – FUP. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

OLIVEIRA, L. R. de; PASSADOR, C. S. Ensaio teórico sobre as avaliações de políticas públicas. Cadernos Ebape, v. 17, n. 2, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395169657

QUEIROZ, M. de A. O Programa Nacional de Assistência Estudantil: o caso da Universidade de Brasília. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Econômica de Finanças Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SILVA, P. V. da. Avaliação e importância dos Programas de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília – UnB. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SILVA FILHO, R. L. L. e; MOTEJUNAS, P. R.; HIPOLITO, O.; LOBO, M. B. de C. M. A evasão no Ensino Superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007

SOUZA, C. “Estado do campo” da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, p. 15-20, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000100003

SOUZA, G. B. P. de; LORETO, M. das D. S. de. Avaliação e monitoramento de políticas públicas: produção acadêmica em periódicos científicos brasileiros (2010 a 2020). Revista Meta: Avaliação, v. 13, n. 40, p. 649-673, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3478

TREVISAN, A. P.; VAN BELLEN, H. M. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 529-550, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000300005

UNB. Universidade de Brasília. Resolução do Conselho de Administração nº 0012/2014. Cria e regulamenta ad referendum o Programa Auxílio Socioeconômico da UnB (PASeUnB). Boletim de Atos Oficiais da UnB. Brasília, DF, 31 mar. 2014.

Publicado

2024-02-07

Cómo citar

Marília de Faria, de Almeida, A. N., Andrea Felippe, & Humberto. (2024). Assistência estudantil: Uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da Universidade de Brasília (UnB). Desarollo En Cuestión, 22(60), e14178. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.60.14178

Número

Sección

Artigos