Cooperação Estratégica, Redes de Cooperação e Desenvolvimento Regional: o caso Unijui/Sedai
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.187-210Resumo
A cooperação estratégica vem assumindo importante e crescente papel nas organizações contemporâneas em decorrência da grande competitividade e globalização. A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), enquanto instituição de ensino superior de caráter comunitário, tem procurado promover ações capazes de cumprir com sua função social, por intermédio de parcerias com a sociedade e com os governos. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise da relação de cooperação entre universidade, empresa e governo que se constitui numa estratégia de cooperação entre instituições, mediante programas de extensão voltados à qualificação de micro, pequenas e médias empresas. A investigação classifica-se como exploratória e descritiva, numa abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos empregados foram pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa confirmam que a atuação da Fidene/Unijuí, sobretudo nos programas de apoio técnico e gerencial para as micro, pequenas e médias empresas, vem colaborando para o desenvolvimento da região. Conclui-se que a instituição, ao primar pela contínua interação com sua comunidade, consolida-se como uma universidade comunitária, com a missão e propósito de contribuir para um desenvolvimento regional sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.