Cooperação Estratégica, Redes de Cooperação e Desenvolvimento Regional: o caso Unijui/Sedai
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.187-210Abstract
A cooperação estratégica vem assumindo importante e crescente papel nas organizações contemporâneas em decorrência da grande competitividade e globalização. A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), enquanto instituição de ensino superior de caráter comunitário, tem procurado promover ações capazes de cumprir com sua função social, por intermédio de parcerias com a sociedade e com os governos. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise da relação de cooperação entre universidade, empresa e governo que se constitui numa estratégia de cooperação entre instituições, mediante programas de extensão voltados à qualificação de micro, pequenas e médias empresas. A investigação classifica-se como exploratória e descritiva, numa abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos empregados foram pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa confirmam que a atuação da Fidene/Unijuí, sobretudo nos programas de apoio técnico e gerencial para as micro, pequenas e médias empresas, vem colaborando para o desenvolvimento da região. Conclui-se que a instituição, ao primar pela contínua interação com sua comunidade, consolida-se como uma universidade comunitária, com a missão e propósito de contribuir para um desenvolvimento regional sustentável.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).