Aprendizagem Regional: análise do Projeto Fortalecimento da Vitivinicultura do Vale do Jaguari/RS

Autores

  • Simone Bochi Dorneles Instituto Federal Farroupilha (IFF), Campus São Vicente do Sul
  • Flávia Charão Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.203-232

Palavras-chave:

Regiões de aprendizagem, desenvolvimento rural, estrutura de apoio ao conhecimento.

Resumo

Na economia do aprendizado a capacidade de aprender é crucial para o sucesso econômico, social e cultural das pessoas, regiões e nações. Com base nisso, existem diferentes caminhos de desenvolvimento e cada região tem de desenvolver sua própria estratégia. O modelo da hélice tríplice pondera que a universidade é o princípio gerador das sociedades fundadas no conhecimento, tal como o governo e a indústria eram as instituições primárias na sociedade industrial. Uma recente pesquisa propôs a adaptação do modelo da Hélice Tríplice ao desenvolvimento rural. A autora utilizou os conceitos de "região de aprendizagem" e  Hélice Tríplice para desenvolver uma perspectiva integrada no apoio à aprendizagem regional e á inovação nas zonas rurais. O presente artigo tem por objetivo analisar como se configuram as estruturas de apoio ao conhecimento no âmbito do PFV-VJ. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os atores sociais envolvidos no projeto. Concluiu-se que existe um desafio ás instituições ligadas ao projeto de rever suas práticas que ainda encontram-se arraigadas ao modelo burocrático o que não potencializa os processos de aprendizado latentes na região.

Biografia do Autor

Simone Bochi Dorneles, Instituto Federal Farroupilha (IFF), Campus São Vicente do Sul

Mestrae em Direção de organizações pela Universidad Del Museo Social Argentino (2002). Doutoranda em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS. Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Flávia Charão Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Desenvolvimento pelo PGDR/UFRGS (2009), tendo realizado estágio doutoral, como bolsista da CAPES, junto ao Rural Sociology Group, Wageningen University(Holanda). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando junto à Faculdadede Agronomia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR).

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

Dorneles, S. B., & Marques, F. C. (2015). Aprendizagem Regional: análise do Projeto Fortalecimento da Vitivinicultura do Vale do Jaguari/RS. Desenvolvimento Em Questão, 14(33), 203–232. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.203-232

Edição

Seção

Artigos