Aprendizagem Regional: análise do Projeto Fortalecimento da Vitivinicultura do Vale do Jaguari/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.203-232Keywords:
Regiões de aprendizagem, desenvolvimento rural, estrutura de apoio ao conhecimento.Abstract
Na economia do aprendizado a capacidade de aprender é crucial para o sucesso econômico, social e cultural das pessoas, regiões e nações. Com base nisso, existem diferentes caminhos de desenvolvimento e cada região tem de desenvolver sua própria estratégia. O modelo da hélice tríplice pondera que a universidade é o princípio gerador das sociedades fundadas no conhecimento, tal como o governo e a indústria eram as instituições primárias na sociedade industrial. Uma recente pesquisa propôs a adaptação do modelo da Hélice Tríplice ao desenvolvimento rural. A autora utilizou os conceitos de "região de aprendizagem" e Hélice Tríplice para desenvolver uma perspectiva integrada no apoio à aprendizagem regional e á inovação nas zonas rurais. O presente artigo tem por objetivo analisar como se configuram as estruturas de apoio ao conhecimento no âmbito do PFV-VJ. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os atores sociais envolvidos no projeto. Concluiu-se que existe um desafio ás instituições ligadas ao projeto de rever suas práticas que ainda encontram-se arraigadas ao modelo burocrático o que não potencializa os processos de aprendizado latentes na região.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).