Aprendizagem Regional: análise do Projeto Fortalecimento da Vitivinicultura do Vale do Jaguari/RS

Autores/as

  • Simone Bochi Dorneles Instituto Federal Farroupilha (IFF), Campus São Vicente do Sul
  • Flávia Charão Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.203-232

Palabras clave:

Regiões de aprendizagem, desenvolvimento rural, estrutura de apoio ao conhecimento.

Resumen

Na economia do aprendizado a capacidade de aprender é crucial para o sucesso econômico, social e cultural das pessoas, regiões e nações. Com base nisso, existem diferentes caminhos de desenvolvimento e cada região tem de desenvolver sua própria estratégia. O modelo da hélice tríplice pondera que a universidade é o princípio gerador das sociedades fundadas no conhecimento, tal como o governo e a indústria eram as instituições primárias na sociedade industrial. Uma recente pesquisa propôs a adaptação do modelo da Hélice Tríplice ao desenvolvimento rural. A autora utilizou os conceitos de "região de aprendizagem" e  Hélice Tríplice para desenvolver uma perspectiva integrada no apoio à aprendizagem regional e á inovação nas zonas rurais. O presente artigo tem por objetivo analisar como se configuram as estruturas de apoio ao conhecimento no âmbito do PFV-VJ. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os atores sociais envolvidos no projeto. Concluiu-se que existe um desafio ás instituições ligadas ao projeto de rever suas práticas que ainda encontram-se arraigadas ao modelo burocrático o que não potencializa os processos de aprendizado latentes na região.

Biografía del autor/a

Simone Bochi Dorneles, Instituto Federal Farroupilha (IFF), Campus São Vicente do Sul

Mestrae em Direção de organizações pela Universidad Del Museo Social Argentino (2002). Doutoranda em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS. Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Flávia Charão Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Desenvolvimento pelo PGDR/UFRGS (2009), tendo realizado estágio doutoral, como bolsista da CAPES, junto ao Rural Sociology Group, Wageningen University(Holanda). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando junto à Faculdadede Agronomia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR).

Publicado

2015-07-10

Cómo citar

Dorneles, S. B., & Marques, F. C. (2015). Aprendizagem Regional: análise do Projeto Fortalecimento da Vitivinicultura do Vale do Jaguari/RS. Desarollo En Cuestión, 14(33), 203–232. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.203-232

Número

Sección

Artigos