Desenvolvimento local endógeno: interrogando seus limites e possibilidades à luz da Pedagogia do Oprimido

Autores

  • Aida Maria Lovison Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Basso Júnior Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.327-345

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento Local Endógeno, Pedagogia do Oprimido

Resumo

A superação do impasse com que a sociedade brasileira se confronta requer que a política de desenvolvimento conduza a uma crescente homogeneização de nossa sociedade e abra espaço à realização das potencialidades de nossa cultura. A proposta de desenvolvimento local endógeno surge como alternativa frente aos atuais imperativos da globalização. O objetivo à luz dos elementos apresentados não é discutir a matriz das teorias econômicas modernas que dão sustentação a esta proposta, mas refletir sobre os entraves à construção de alternativas inclusivas e solidárias como contraponto à lógica individualista de mercado e à racionalidade instrumental. Como pensar o desenvolvimento local endógeno destituído de uma concepção ética ou de uma proposta de emancipação onde a atualização desse processo seja realmente vivenciada como um processo pedagógico? Como possibilitar, por sua vez, à lógica da solidariedade instaurar-se no sujeito dialógico, ser-para-si, e na ação cidadã, coletiva? A simples inversão entre o oprimido e opressor não serve ao bem comum. A pedagogia de Paulo Freire, em toda a sua tessitura, deixa então, evidenciar esta condição ontológica fundamental que reaviva nossa esperança crítica: a resposta aos desafios da realidade problematizada é já a ação dos sujeitos dialógicos sobre ela, para transformá-la.

Biografia do Autor

Aida Maria Lovison, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991);  DEA em Développement Des Ressources Humaines - Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris (1997); Doutorado em Sociologia - Sociologia do Poder - Université Paris VII - Denis Diderot - , Paris (2001). Professor Associado I pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Basso Júnior, Universidade Luterana do Brasil

Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007)

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Lovison, A. M., & Basso Júnior, E. (2015). Desenvolvimento local endógeno: interrogando seus limites e possibilidades à luz da Pedagogia do Oprimido. Desenvolvimento Em Questão, 13(30), 327–345. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.327-345

Edição

Seção

Ensaios