Desenvolvimento local endógeno: interrogando seus limites e possibilidades à luz da Pedagogia do Oprimido

Auteurs-es

  • Aida Maria Lovison Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Basso Júnior Universidade Luterana do Brasil

DOI :

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.327-345

Mots-clés :

Desenvolvimento, Desenvolvimento Local Endógeno, Pedagogia do Oprimido

Résumé

A superação do impasse com que a sociedade brasileira se confronta requer que a política de desenvolvimento conduza a uma crescente homogeneização de nossa sociedade e abra espaço à realização das potencialidades de nossa cultura. A proposta de desenvolvimento local endógeno surge como alternativa frente aos atuais imperativos da globalização. O objetivo à luz dos elementos apresentados não é discutir a matriz das teorias econômicas modernas que dão sustentação a esta proposta, mas refletir sobre os entraves à construção de alternativas inclusivas e solidárias como contraponto à lógica individualista de mercado e à racionalidade instrumental. Como pensar o desenvolvimento local endógeno destituído de uma concepção ética ou de uma proposta de emancipação onde a atualização desse processo seja realmente vivenciada como um processo pedagógico? Como possibilitar, por sua vez, à lógica da solidariedade instaurar-se no sujeito dialógico, ser-para-si, e na ação cidadã, coletiva? A simples inversão entre o oprimido e opressor não serve ao bem comum. A pedagogia de Paulo Freire, em toda a sua tessitura, deixa então, evidenciar esta condição ontológica fundamental que reaviva nossa esperança crítica: a resposta aos desafios da realidade problematizada é já a ação dos sujeitos dialógicos sobre ela, para transformá-la.

Bibliographies de l'auteur-e

Aida Maria Lovison, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991);  DEA em Développement Des Ressources Humaines - Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris (1997); Doutorado em Sociologia - Sociologia do Poder - Université Paris VII - Denis Diderot - , Paris (2001). Professor Associado I pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Basso Júnior, Universidade Luterana do Brasil

Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007)

Téléchargements

Publié-e

2015-01-29

Comment citer

Lovison, A. M., & Basso Júnior, E. (2015). Desenvolvimento local endógeno: interrogando seus limites e possibilidades à luz da Pedagogia do Oprimido. Desenvolvimento Em Questão, 13(30), 327–345. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.327-345

Numéro

Rubrique

Ensaios