Práticas de gestão e destinação dos recursos financeiros em Secretarias Municipais da Educação e escolas públicas municipais de ensino fundamental: um estudo multicaso

Autores

  • Alexandre Pereira Salgado Junior Universidade de São Paulo (USP)
  • Juliana Chiaretti Novi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.330-362

Palavras-chave:

Gastos financeiros em educação, Prova Brasil, Escolas públicas municipais, Análise Envoltória de Dados (DEA), Investimento e eficiência em educação.

Resumo

O objetivo foi identificar as melhores práticas que contribuam na gestão dos gastosfinanceiros em Secretarias Municipais da Educação (SME) e escolas públicasmunicipais, para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Para tanto, foiutilizada a metodologia proposta por Salgado Junior (2013), onde a escolha eseleção das escolas é realizada por meio da técnica da Análise Envoltória deDados (DEA), que as classifica como eficientes e ineficientes, ou seja, em“alto” e “baixo” desempenho de seus alunos, dentro de variáveis input-output previamente estabelecidas.Após, as escolas consideradas ineficientes são escolhidas por julgamento econveniência. Na segunda etapa, são realizados estudos de múltiplos casos.Espera-se, contribuir na gestão e destinação dos recursos financeiros para odesempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Alexandre Pereira Salgado Junior, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999), Especialização em Administração pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004).

Juliana Chiaretti Novi, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração de Organizações do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). Possui Mestrado em Administração de Organizações (2012) pela Universidade de São Paulo (FEARP/USP) e Graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (2002).

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

Salgado Junior, A. P., & Chiaretti Novi, J. (2015). Práticas de gestão e destinação dos recursos financeiros em Secretarias Municipais da Educação e escolas públicas municipais de ensino fundamental: um estudo multicaso. Desenvolvimento Em Questão, 14(33), 330–362. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.330-362

Edição

Seção

Artigos