Práticas de gestão e destinação dos recursos financeiros em Secretarias Municipais da Educação e escolas públicas municipais de ensino fundamental: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.330-362Palavras-chave:
Gastos financeiros em educação, Prova Brasil, Escolas públicas municipais, Análise Envoltória de Dados (DEA), Investimento e eficiência em educação.Resumo
O objetivo foi identificar as melhores práticas que contribuam na gestão dos gastosfinanceiros em Secretarias Municipais da Educação (SME) e escolas públicasmunicipais, para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Para tanto, foiutilizada a metodologia proposta por Salgado Junior (2013), onde a escolha eseleção das escolas é realizada por meio da técnica da Análise Envoltória deDados (DEA), que as classifica como eficientes e ineficientes, ou seja, em“alto” e “baixo” desempenho de seus alunos, dentro de variáveis input-output previamente estabelecidas.Após, as escolas consideradas ineficientes são escolhidas por julgamento econveniência. Na segunda etapa, são realizados estudos de múltiplos casos.Espera-se, contribuir na gestão e destinação dos recursos financeiros para odesempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).