Práticas de gestão e destinação dos recursos financeiros em Secretarias Municipais da Educação e escolas públicas municipais de ensino fundamental: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.330-362Palabras clave:
Gastos financeiros em educação, Prova Brasil, Escolas públicas municipais, Análise Envoltória de Dados (DEA), Investimento e eficiência em educação.Resumen
O objetivo foi identificar as melhores práticas que contribuam na gestão dos gastosfinanceiros em Secretarias Municipais da Educação (SME) e escolas públicasmunicipais, para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Para tanto, foiutilizada a metodologia proposta por Salgado Junior (2013), onde a escolha eseleção das escolas é realizada por meio da técnica da Análise Envoltória deDados (DEA), que as classifica como eficientes e ineficientes, ou seja, em“alto” e “baixo” desempenho de seus alunos, dentro de variáveis input-output previamente estabelecidas.Após, as escolas consideradas ineficientes são escolhidas por julgamento econveniência. Na segunda etapa, são realizados estudos de múltiplos casos.Espera-se, contribuir na gestão e destinação dos recursos financeiros para odesempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental.Descargas
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