Práticas de gestão e destinação dos recursos financeiros em Secretarias Municipais da Educação e escolas públicas municipais de ensino fundamental: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.330-362Keywords:
Gastos financeiros em educação, Prova Brasil, Escolas públicas municipais, Análise Envoltória de Dados (DEA), Investimento e eficiência em educação.Abstract
O objetivo foi identificar as melhores práticas que contribuam na gestão dos gastosfinanceiros em Secretarias Municipais da Educação (SME) e escolas públicasmunicipais, para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Para tanto, foiutilizada a metodologia proposta por Salgado Junior (2013), onde a escolha eseleção das escolas é realizada por meio da técnica da Análise Envoltória deDados (DEA), que as classifica como eficientes e ineficientes, ou seja, em“alto” e “baixo” desempenho de seus alunos, dentro de variáveis input-output previamente estabelecidas.Após, as escolas consideradas ineficientes são escolhidas por julgamento econveniência. Na segunda etapa, são realizados estudos de múltiplos casos.Espera-se, contribuir na gestão e destinação dos recursos financeiros para odesempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).