O papel da confiança nas redes interorganizacionais: evidência empírica em rede de fornecedores
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.303-334Palavras-chave:
Relações interorganizacionais. Redes interorganizacionais. Redes de fornecedores. Confiança. Custo de transaçãoResumo
A confiança é considerada fundamental para o comprometimento e para o estabelecimento de relações entre as empresas. Além disso, pressupõe-se que a confiança é um pressuposto fundamental para a cooperação. Desse modo, este estudo tem como objetivo investigar a confiança e os custos de transação em redes interorganizacionais, analisando a estrutura da rede de fornecedores de uma empresa metalúrgica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa através de uma pesquisa survey. Os resultados evidenciam a existência de uma rede interorganizacional, com as relações formais (empresa metalúrgica e suas fornecedoras) e as relações informais (entre as empresas fornecedoras). Embora existem custos de transação ex-ante e ex-post, a rede de fornecedores gastam mais tempo nas ações de informação e negociação, indicando que a empresa investe na sua relação com as demais empresas. Neste sentido, as empresas fornecedoras possuem confiança na empresa metalúrgica, facilitando as relações dentro da rede de fornecedores. Desta forma, a contribuição teórica e gerencial do estudo envolve a manutenção da rede de fornecedores e possibilita o desenvolvimento de relações formais e informais entre as empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).