Inovação Aberta e o Desenvolvimento de Novos Produtos: uma Análise de Cocitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.195-216

Palavras-chave:

Inovação aberta. Desenvolvimento de novos produtos. Knowledge combination.

Resumo

A integração entre o desenvolvimento de novos produtos (DNP) e a inovação aberta constituem uma oportunidade para que as organizações possam obter vantagem competitiva sustentável. Este artigo pesquisou as publicações das bases de dados indexadas Scopus, Web of Science e Proquest, com o objetivo de analisar o tema knowledge combination, que ocorre por meio da combinação do conhecimento existente, entre inovação aberta e DNP. A pesquisa foi realizada por meio da análise de cocitações, quando dois artigos anteriores são citados juntos por um artigo posterior, e análise de conteúdo. A partir disso, foram identificados 25 artigos com cocitações, dos quais 23 foram utilizados para análise de conteúdo. Como resultados deste estudo foi constatado que a pesquisa no campo está migrando de uma perspectiva interna, da estruturação de processos e projetos, para uma perspectiva aberta, no intuito de analisar aspectos relacionados a colaboração com agentes externos. O estudo também identificou o uso das tecnologias de informação e comunicações, passam a fundamental no suporte aos processos/projetos e tornando a colaboração mais facilitada e interessante entre as partes envolvidas.

Biografia do Autor

Priscila Nesello, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). pri.nesello@gmail.com

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC Farroupilha

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Professora da Faculdade CNEC Farroupilha.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidad de Deusto (2010) Espanha, doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002), França mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université D'aix Marseille (1994), França, bacharel em comunicação Social pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Atualmente é membro da comunidade - Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento, membro do executive board - Annual Knowledge Cities World Summit, membro do international advisory board - World Capital Institute e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Centro de Ciências da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência e pesquisa na área de Comunicação, Informação e Estratégia, Inteligência Estratégica, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Baseado em Conhecimento.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Coordenador da Comissão Científica da Escola de Negócios da PUCRS. Coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS ? Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - de 2011 a 2015. Presidente da comissão de premiação do Prêmio CAPES de Tese da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo em 2014. É líder de divisão do tema Estratégias de Marketing e Marketing Internacional no EnANPAD e no EMA. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: orientações estratégicas, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, consultor ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS), revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

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Publicado

2019-05-22

Como Citar

Nesello, P., Ganzer, P. P., Fachinelli, A. C., Sampaio, C. H., & Olea, P. M. (2019). Inovação Aberta e o Desenvolvimento de Novos Produtos: uma Análise de Cocitações. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 195–216. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.195-216

Edição

Seção

Artigos