OPEN INNOVATION AND DEVELOPMENT OF NEW PRODUCTS: A CO-CITATION ANALYSIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.195-216

Keywords:

Open innovation. New product development. Knowledge combination.

Abstract

The integration between new product development (NPD) and open innovation currently provide an opportunity for organizations to achieve sustainable competitive advantage. Considering that, this academic article researched the publications in indexed databases Scopus, Web of Science and Proquest, aiming to analyze knowledge combination, which is the combination of already existing knowledge, related to open innovation and NPD. For that, co-citation analysis, which occurs when two existing articles are quoted together by another article, and content analysis were performed. From the analysis, 25 articles with co-citations were identified, and 22 of them were used for content analysis. As a result of this study, it was verified that research on the aforementioned area is migrating from an internal perspective, which assesses the structuring of processes and projects, to an open perspective, in order to analyze aspects related to collaboration with external agents. The study also identified that the use of information and communication technologies is fundamental for supporting processes and projects, making collaboration easier and more interesting among the stakeholders.

Author Biographies

Priscila Nesello, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). pri.nesello@gmail.com

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC Farroupilha

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Professora da Faculdade CNEC Farroupilha.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidad de Deusto (2010) Espanha, doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002), França mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université D'aix Marseille (1994), França, bacharel em comunicação Social pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Atualmente é membro da comunidade - Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento, membro do executive board - Annual Knowledge Cities World Summit, membro do international advisory board - World Capital Institute e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Centro de Ciências da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência e pesquisa na área de Comunicação, Informação e Estratégia, Inteligência Estratégica, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Baseado em Conhecimento.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Coordenador da Comissão Científica da Escola de Negócios da PUCRS. Coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS ? Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - de 2011 a 2015. Presidente da comissão de premiação do Prêmio CAPES de Tese da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo em 2014. É líder de divisão do tema Estratégias de Marketing e Marketing Internacional no EnANPAD e no EMA. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: orientações estratégicas, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, consultor ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS), revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Published

2019-05-22

How to Cite

Nesello, P., Ganzer, P. P., Fachinelli, A. C., Sampaio, C. H., & Olea, P. M. (2019). OPEN INNOVATION AND DEVELOPMENT OF NEW PRODUCTS: A CO-CITATION ANALYSIS. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 195–216. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.195-216