Reprodução de Discursos Racistas em Textos de Discentes do Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.300-311Palavras-chave:
Discurso, Educação, RacismoResumo
O presente artigo tomou por base textos produzidos por alunos do ensino médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Vicente do Sul, na disciplina de língua portuguesa. A questão central da discussão está baseada na análise sobre a reprodução de discursos racistas trazidos pelos textos dos discentes. Por se tratar de uma pesquisa social, é de natureza qualitativa conforme Minayo (2001). O texto discute a questão étnica no Brasil, a perspectiva política dos discursos e a realidade sociocultural da comunidade que compõe o IFFar. O aporte teórico foi constituído a partir de autores como Davis (2016), Freire (1996), Santos (2010), entre outros. Como conclusão apresenta-se a necessidade da discussão sobre racismo na escola para fomentar a empatia com os grupos étnicos não dominantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).